Desemprego encolheu em outubro. Taxa ficou nos 7,5%

Depois da queda registada em setembro, a taxa de desemprego em Portugal voltou a recuar em outubro, situando-se nos 7,5%.

A taxa de desemprego desceu pelo segundo mês seguido em outubro, registando uma queda mensal de 0,4 pontos percentuais para 7,5%, de acordo com os dados provisórios revelados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O verão trouxe uma subida do desemprego no país, num mercado de trabalho que também sofreu com a pandemia. A taxa de desemprego saltou dos 5,9% em maio para 8,1% em agosto. Setembro e outubro trouxeram já alguma correção neste movimento de subida. Porém, a taxa registada no mês passado mantém-se 1,0 pontos acima da que se verificava há um ano (6,5%).

O INE adianta ainda que a população empregada aumentou 0,3% em outubro face ao mês anterior e 1,5% em relação a três meses anteriores. Ainda assim, na comparação com o mesmo mês de 2019, regista-se uma queda de 2,1%.

Fonte: INE

Em relação à subutilização de trabalho, o mercado de trabalho voltou a dar sinais positivos: a taxa caiu 0,4 pontos percentuais para ficar nos 15,0%, com o gabinete de estatísticas a dizer que a queda resultou “quase exclusivamente, da diminuição da população desempregada”. Também aqui a comparação com a situação registada há um ano é desfavorável: a taxa subutilização de trabalho está 2,5 pontos mais alta do que em outubro de 2019.

A subutilização do trabalho é um indicador que inclui a população desempregada, o subemprego de trabalhadores a tempo parcial, os inativos à procura de emprego mas não disponíveis para trabalhar e os inativos disponíveis mas que não procuram emprego.

Em outubro, a estimativa provisória da subutilização do trabalho situou-se em 811,2 mil pessoas, o que corresponde a uma diminuição de 2,1% (17,7 mil) em relação à estimativa de setembro, refere o INE.

Na informação disponibilizada esta segunda-feira, o INE revelou os dados definitivos em relação ao mês de setembro, com correções face aos dados provisórios: a taxa de desemprego foi de 7,9% (ao invés dos 7,7% que havia estimado inicialmente); a população empregada aumentou 0,7% relativamente ao mês anterior (e não 0,8%); e a taxa subutilização de trabalho caiu 0,1 pontos para 15,4% (em vez do recuo de 0,3 pontos).

(Notícia atualizada às 11h31)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego encolheu em outubro. Taxa ficou nos 7,5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião