Crescimento económico: “Quem os viu e quem os vê”
A afirmação é do deputado do PSD Luís Campos Ferreira que iniciou o debate sobre investimento e crescimento económico. O ataque é direto para o governo apoiado pelo PCP e BE.
“O único resultado que os mobiliza é o défice”, acusa Luís Campos Ferreira. E continua: “Mataram o investimento privado e público em Portugal”, afirmou no debate “Captação de Investimento e Crescimento Económico” esta quarta-feira de tarde. O deputado do PSD diz que os investidores “têm medo”.
“O vosso falhanço política tem consequências na vida das pessoas”, avisa Luís Campos Ferreira no discurso inicial do PSD. Para a oposição “falhou a estratégia de esperar que fosse o consumo das famílias a ‘puxar’ pelo crescimento económico”.
O Ministro da Economia defendeu-se com a revisão em alta do INE ao crescimento do PIB no segundo trimestre. Manuel Caldeira Cabral argumentou com a tendência positiva do turismo e dos números do emprego, com a criação de 89 mil postos de trabalho. “A economia portuguesa está a crescer e queremos que cresça ainda mais”, afirmou.
Caldeira Cabral diz que o investimento estrangeiro aumentou em todos os setores, exceto nas telecomunicações. “A enorme procura de fundos estruturais é também positivo”, argumentou. No entanto, admitiu que o investimento público caiu porque “demora tempo”. A terminar, o Ministro da Economia deixou um exemplo de investimento público no futuro: 100 milhões para eficiência energética na Administração Pública.
O debate de urgência sobre “Captação de Investimento e Crescimento Económico” foi requerido pelo grupo parlamentar do PSD. Está presente o Ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral para responder às questões dos deputados. Presente está também Pedro Nuno Santos, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.
Todos os avanço não passam de conjunturais, ou serão estruturais mas num prazo muito longo, se não houver crescimento económico
O Presidente da República tem deixado vários avisos ao executivo a cerca de duas semanas da apresentação do Orçamento do Estado para 2017. “2017 não pode ser igual a 2011”, avisou Marcelo Rebelo de Sousa esta terça-feira na III Cimeira do Turismo Português.
Como está o crescimento económico?
Como está o investimento privado?
Editado por Mariana de Araújo Barbosa
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Crescimento económico: “Quem os viu e quem os vê”
{{ noCommentsLabel }}