Operação Éter: Juiz de Instrução manda julgar arguidos “nos termos da acusação”

  • Lusa
  • 2 Dezembro 2020

A juíza de instrução mandou julgar "nos termos da acusação" os arguidos do processo Éter, relativo a alegada viciação de procedimentos de contratação pública na entidade de Turismo do Porto e Norte.

Uma juíza de instrução mandou julgar “nos termos da acusação” os arguidos do processo Éter, relativo a alegada viciação de procedimentos de contratação pública na entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), disse esta quarta-feira fonte judicial.

O Ministério Público (MP) imputou centena e meia de crimes a 29 arguidos (21 singulares e oito coletivos), incluindo o antigo presidente da TPNP Melchior Moreira, mas 19 dos acusados requereram a instrução do processo na expectativa, agora gorada, de que a juíza de instrução Lígia Trovão os despronunciasse – ou seja, que determinasse o seu não julgamento.

As defesas queixaram-se, nomeadamente, de alegadas nulidades de que enfermaria a acusação, por insuficiente fundamentação, e a procuradora Carola Fardilha contrapôs, no debate instrutório de 26 de outubro, que os factos da acusação estão “suficientemente descritos e enquadrados temporalmente”.

Em causa estão crimes catalogados no Código Penal como participação económica em negócio, peculato, abuso de poder, corrupção falsificação de documentos e recebimento indevido de vantagem.

A matéria constante da acusação e da pronúncia reporta-se, em concreto, a procedimentos de contratação de pessoal e de aquisição de bens, à utilização de meios da Entidade de Turismo para fins pessoais e apoio prestado a clubes de futebol.

As diligências da fase instrutória, agora terminada, estiveram em abril no centro de uma polémica que envolveu a própria Ordem dos Advogados, quando a juíza quis atribuir caráter urgente às diligências de instrução “sem qualquer fundamentação ou justificação” e em plena crise pandémica.

Nessa altura, a juíza já tinha ordenado o julgamento de Melchior Moreira em separado, mas, em maio, o Tribunal da Relação do Porto anulou a decisão, reintegrando as acusações contra o ex-presidente do Turismo do Porto e Norte no processo principal.

Do acórdão do tribunal de recurso resultou o que o juiz pretendia evitar com a autonomização do processo: a libertação de Melchior Moreira por excesso de prisão preventiva.

Encontrava-se privado de liberdade desde 25 de outubro de 2018, sendo libertado em 06 de maio de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operação Éter: Juiz de Instrução manda julgar arguidos “nos termos da acusação”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião