Governo prepara apoio a fundo perdido para rendas comerciais

O Executivo promete estabilidade e previsibilidade nas medidas de apoio à economia para travar os efeitos da pandemia. A ideia é que não haja interrupções no início do próximo ano.

O Governo está “inclinado” para dar um apoio a fundo perdido para ajudar a suportar as rendas comerciais, admitiu esta quinta-feira o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. Depois de reunir com várias associações e confederações patronais o responsável prometeu para os próximos dias um pacote de medidas que dê “previsibilidade e estabilidade” nos apoios aos empresários.

Primeiro houve uma suspensão do pagamento de rendas, cujo encerramento foi determinado por imposição legal, “mas essa não é a solução”, reconhece o ministro da Economia e por isso as associações pediram outras alternativas para fazer face a esta rubrica. “Pediram apoios a fundo perdido ou a para a Assembleia da República fazer uma intervenção legislativas para reduzir as rendas dos contratos em vigor”, contou Siza Vieira. “O que nos estamos mais inclinados é para o apoio a fundo perdido”, reconheceu em declarações transmitidas pela RTP3. No entanto, o responsável lembrou que a medida ainda tem de ser aprovada em Conselho de Ministros.

O primeiro-ministro já tinha anunciado que seriam dados apoios ao nível das rendas comerciais, quando revelou as medidas de apoio à economia na sequência do estado de emergência, mas não deu detalhes, remetendo esclarecimentos adicionais para a semana passada. No entanto, os detalhes só serão conhecidos dentro de dois ou três dias, explicou Siza Vieira esta tarde.

Siza Vieira explicou que o objetivo do Executivo é “ser capaz de assegurar que os apoios chegam ao maior número de empresas com os recursos à disposição”. O ministro reconheceu que com “a quebra da procura registada todos os apoios vão ser insuficientes”.

Reconhecendo que não “é possível satisfazer tudo”, mas sim “ponderar interesses”, o ministro da Economia recusou avaliar as reivindicações dos manifestantes que são “públicas e conhecidas” e recordou que no dia anterior António Costa já tinha dito que “havia matérias que não dependem de decisões do Governo, já que há restrições da atividade económica e mobilidade que são determinadas pela proteção da saúde pública e não para atingir um setor em particular”.

Por outro lado, o ministro da Economia fez um novo balanço do Programa Apoiar revelando que 30 mil empresas já que se candidataram aos 750 milhões de euros a fundo perdido. Estas candidaturas representam um incentivo de 298 milhões de euros, sendo que Siza Vieira se comprometeu a começar a pagar “no final da próxima semana, início da outra”. Destes apoios “mais de 100 milhões são para empresas do setor da restauração”, precisou.

(Notícia atualizada com mais informação às 14h14)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo prepara apoio a fundo perdido para rendas comerciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião