Hoje nas notícias: salário mínimo, TAP e Marcelo

  • ECO
  • 7 Dezembro 2020

Esta segunda-feira deverá ficar marcada pelo anúncio da recandidatura do Presidente da República. O Governo estuda uma contrapartida para as empresas por causa do aumento do salário mínimo.

Tal como mostram os números do desemprego desde o início da pandemia, os trabalhadores com os salários mais baixos foram os mais afetados pela crise até ao momento, escreve o Público esta segunda-feira. Na TAP, o Governo preparar-se para suspender durante quatro anos os acordos de empresa. E a Martifer colocou uma fábrica fechada à venda por 5,5 milhões de euros.

Governo estuda contrapartida a aumento do salário mínimo acima do esperado

O Governo estará a estudar que contrapartida poderá dar às empresas pelo aumento do salário mínimo (635 euros atualmente). Até agora o número em cima da mesa era uma subida de 23,75 euros, o qual corresponde à média dos aumentos dos últimos anos, mas o Executivo quererá ir mais longe e, por isso, estará a equacionar uma compensação para as empresas apenas para o valor que fique acima dos 23,75 euros. A descida da TSU deverá estar fora dos planos do Governo.Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Executivo vai suspender acordos de empresa da TAP durante 4 anos

Os acordos de empresa do grupo TAP, o qual entrará num processo de reestruturação, vão ser suspensos durante quatro anos. A decisão foi comunicada aos sindicatos pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, nas reuniões da semana passada. O decreto-lei que os suspende só será publicado após a aprovação do plano de reestruturação da TAP na Assembleia da República. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Presidente da República anuncia recandidatura

A cerca de mês e meio das eleições presidenciais, o atual Presidente da República deverá anuncia esta segunda-feira a recandidatura ao cargo que ocupa desde 2016. O esperado anúncio de Marcelo Rebelo de Sousa será feito esta tarde numa livraria em Lisboa. Marcelo junta-se assim à corrida presidencial onde já está Ana Gomes, Marisa Matias, João Ferreira, Tiago Mayan e André Ventura. Leia a notícia completa no jornal i (link indisponível).

Martifer põe fábrica fechada à venda por 5,5 milhões

A Martifer vai vender a fábrica de Benavente, que já foi a segunda maior do grupo, com capacidade para fabricar por ano 13 mil toneladas de estruturas metálicas. A unidade criada para dar resposta à construção dos estádios para o Euro 2004 estava encerrada há oito anos. O grupo de Oliveira de Frades decidiu agora pô-la à venda por 5,5 milhões de euros, um valor que é negociável. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Pandemia “roubou” mais emprego aos salários mais baixos

Entre o primeiro e o terceiro trimestres foi nos empregos com salários mais baixos que tendencialmente se verificaram quebras mais acentuadas no nível de emprego, de acordo com os dados do INE. Isto revela um aumento da desigualdade na distribuição de rendimento em Portugal, pior do que nos parceiros europeus. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: salário mínimo, TAP e Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião