Metro do Porto poderá ter mais sete linhas e 36 estações

Projeto de expansão da rede prevê um investimento de 1,300 milhões de euros. Primeira fase já tem luz verde do Governo e de Bruxelas, assegura presidente da área Metropolitana do Porto.

O plano de expansão do Metro do Porto poderá contar com sete linhas e mais 36 estações. Este projeto, que representa um investimento de cerca de 1,3 mil milhões de euros, prevê, além da segunda linha de Gaia, a linha da Boavista, da Maia, de São Mamede, no concelho de Matosinhos, com ligação ao Hospital de São João, a linha de Gondomar e a linha da Casa da Música, avançou a Rádio Renascença.

O presidente da Câmara de Gaia e da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, confirmou ao ECO a informação noticiada pela Renascença. De acordo com o autarca, o projeto “vai permitir criar uma rede metropolitana de transportes públicos”, sendo que a primeira fase do projeto já foi aprovada pelo Executivo e pela Comissão Europeia.

De acordo com o gabinete do Ministério do Ambiente, o Governo recebeu este relatório esta quarta-feira com base num estudo de viabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) sobre o alargamento da rede de metro.

O ministro do Ambiente garantiu esta quarta-feira, em declarações à comunicação social, que conhece “bem” o relatório da metro do Porto que contempla 11 eixos traduzidos em sete novas linhas e aponta que este é “um projeto para 10 anos” e que “na próxima década estará concretizado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro do Porto poderá ter mais sete linhas e 36 estações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião