Comissão Europeia publica medidas para cenário de “no-deal” no pós-Brexit

  • Lusa
  • 10 Dezembro 2020

A Comissão Europeia apresentou esta quinta-feira um conjunto de medidas de contingência nas áreas dos transportes e das pesca, caso falhe o acordo para a relação pós-Brexit com o Reino Unido.

A Comissão Europeia apresentou esta quinta-feira um conjunto de medidas de contingência específicas nas áreas dos transportes e das pescas, tendo em vista as incertezas sobre um acordo pós-Brexit entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido.

Com a aproximação do fim do prazo das negociações para se chegar a um acordo comercial e a possibilidade de um cenário de no-deal cada vez mais provável, o executivo comunitário propôs medidas de contingência que asseguram as ligações aéreas, a segurança aérea, as ligações rodoviárias e a manutenção do acesso às águas britânicos para os navios pesqueiros da UE e vice-versa.

O período de transição pós-Brexit termina em 31 de dezembro. Na quarta-feira, uma reunião entre o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falhou em produzir um acordo, mas as partes aceitaram continuar as negociações até ao fim da semana.

Do lado do Reino Unido, as negociações continuarão até não existir qualquer perspetiva de acordo com a UE, segundo afirmou esta quinta-feira no parlamento a Tesoureira Mor britânica, Penny Mordaunt.

“Vamos fazer o possível para alcançar um acordo, que é o melhor resultado, um acordo estilo Canadá, e vamos fazer tudo o que for possível e continuar as negociações até não existir mais esperança de tal acontecer. Neste momento existe esperança de acontecer, apesar de as coisas parecerem sombrias”, disse.

(Notícia atualizada às 12h23 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia publica medidas para cenário de “no-deal” no pós-Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião