Comércio tem novas regras para trocar prendas de Natal

Compras feitas até 25 de dezembro nalguns estabelecimentos comerciais têm um prazo para troca ou devolução alargado até 31 de janeiro. Medida pretende evitar ajuntamento nas lojas.

Em ano de pandemia, em várias lojas, os prazos para trocas ou devoluções de prendas de Natal foram estendidos até final de janeiro. Por isso, ainda tem mais um mês para trocar ou devolver aquele presente que lhe ofereceram e não lhe serve… ou não gostou.

Normalmente o prazo para trocas ou devoluções é de 15 dias ou, na melhor das hipóteses, um mês. Mas, este ano, devido à pandemia, há lojas que têm estipulados até três meses para devolver ou trocar presentes. Através de um protocolo que o Governo assinou com diversas associações comerciais, há lojas em que presentes comprados entre 4 de novembro e 25 de dezembro podem ser trocados até 31 de janeiro.

Na altura em que este protocolo foi anunciado, no início de novembro, o Executivo explicou que a intenção era dar mais tempo aos portugueses para prepararem as habituais compras de Natal, mas também para responder ao especial afluxo às lojas para trocas após o dia 25 de dezembro.

A lista de estabelecimentos aderentes pode ser consultada no site da Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE). Além disso, cada uma destas lojas terá um dístico de identificação desta campanha à entrada ou num local visível. Na lista constam 376 estabelecimentos de norte a sul do país.

A Worten e os Auchan são os mais repetidos na lista, contemplando várias das suas lojas em todo o país, mas também a Tanara, a Hawkers, CODE, algumas óticas e outras em centros comerciais outlets.

Neste que é um ano marcado pela pandemia, o plafond para as compras de Natal caiu. De acordo com um inquérito feito pela Cetelem e pelo Observador, o preço médio por cada presente que os portugueses querem gastar desceu de 38 euros para 22 euros, menos 16 euros face a 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comércio tem novas regras para trocar prendas de Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião