23 gráficos que mostram o choque da Covid-19 em Portugal e na UE

  • ECO
  • 20 Dezembro 2020

O Eurostat publicou um conjunto de 23 indicadores económicos que mostram o impacto da Covid-19 em Portugal e na União Europeia (UE). Da economia às empresas, até às pessoas.

As ondas de choque da pandemia fizeram-se sentir em toda a economia. O Produto Interno Bruto dos países afundou, o sentimento económico degradou-se e a inflação recuou para terreno negativo. Milhões de pessoas perderam o emprego e setores como o do turismo ficaram em estado de congelação.

Esta crise não teve precedentes. Os registos dos diferentes indicadores económicos ficarão para a história e serão motivo de estudo por economistas e académicos daqui a muitos anos. Alguns deles estão expostos num conjunto de 23 gráficos publicado pelo Eurostat.

O gabinete oficial de estatística da União Europeia mediu o pulso à economia e apresentou um painel com 23 conjuntos de dados que podem ser observados e analisados por qualquer um. O ECO compilou os gráficos do Eurostat nas fotogalerias abaixo, referindo-se à economia e aos preços, aos negócios e ao comércio, e às pessoas e ao trabalho.

A linha de Portugal surge a rosa e a média da União Europeia está representada na linha azul. Estes gráficos mostram o impacto da Covid-19 em diferentes indicadores económicos do país.

Economia e preços

Estes sete gráficos mostram o impacto da pandemia de Covid-19 em indicadores como o crescimento económico e a inflação. Recorde-se: a linha rosa representa Portugal e a linha azul representa a média da União Europeia.

 

Empresas e comércio

Estes oito gráficos mostram o impacto da pandemia nas empresas e no comércio. Medem, por exemplo, a evolução da produção industrial, das exportações e das importações. Uma vez mais, a linha rosa representa Portugal e a linha azul representa a média da União Europeia.

 

Pessoas e trabalho

A Covid-19 infetou e matou até ao momento milhões de pessoas em todo o mundo e deixou outras tantas sem emprego. Com setores como o dos serviços e do turismo totalmente paralisados durante vários meses, estes gráficos mostram o impacto do vírus e dos confinamentos nas pessoas e no trabalho. Portugal é a linha rosa, a União Europeia é a linha azul.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

23 gráficos que mostram o choque da Covid-19 em Portugal e na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião