Carga movimentada nos portos de Portugal cai 7,1% até outubro

  • Lusa
  • 18 Dezembro 2020

“Lisboa e Leixões são os portos que apresentam maiores quebras, na casa de -2 milhões de toneladas, seguindo-se Aveiro, Sines e Setúbal”, diz a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

O movimento nos portos em Portugal continental diminuiu 7,1% nos primeiros 10 meses deste ano, para 67,79 milhões de toneladas, na comparação com igual período do ano passado, revelou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Este desempenho é explicado pelo comportamento negativo da maioria dos portos à exceção da Figueira da Foz e Faro, que denotaram um acréscimo no volume movimentado de 2,6% e 46,5%, respetivamente, explica a AMT em comunicado.

E prossegue: “Lisboa e Leixões são os portos que apresentam maiores quebras, na casa de -2 milhões de toneladas, seguindo-se Aveiro, Sines e Setúbal”.

Segundo a AMT, o desempenho dos portos até outubro é também explicado pela suspensão da importação de carvão mineral desembarcado em Sines, para as centrais termoelétricas de Sines e do Pego, cuja produção no período em análise denotou uma queda de 72,1% em termos homólogos.

Além do carvão, também os produtos petrolíferos, outros granéis sólidos, carga fracionada e produtos agrícolas registaram quedas homólogas de, respetivamente, 1,8 milhões de toneladas, 565,4 mil toneladas, 403,2 mil toneladas e de 352,2 mil toneladas.

A contrariar as quedas estiveram os mercados de carga contentorizada e de minérios, com movimentos de mais 667,5 mil toneladas e 110,8 mil toneladas, respetivamente, sendo o porto de Sines se destacou em termos de carga contentorizada.

O desempenho positivo dos portos de Setúbal e Leixões conseguiu anular as quedas registadas no porto de Lisboa, tendo também contribuído, mas numa dimensão menos significativa o porto da Figueira da Foz, sendo que no caso de Lisboa “não é alheia a instabilidade laboral por efeito de pré-avisos de greve dos trabalhadores portuários que têm ocorrido com frequência”, explica a AMT.

O porto de Sines aumentou ainda que ligeiramente a liderança em outubro ao nível da carga movimentada, representando agora 50,9% do total dos portos no continente português, além de se destacar no segmento de contentores com uma quota de 57,3%.

Apesar representar 50,9% da carga total movimentada ainda está a 3,5 pontos percentuais do seu máximo registado em 2016, lê-se no documento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carga movimentada nos portos de Portugal cai 7,1% até outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião