150 mil pessoas já receberam o Cartão de Cidadão em casa

O serviço que permite a entrega do Cartão de Cidadão em casa está a ser alargado a todo país, podendo abranger mais 130 mil pessoas.

Cerca de 150 mil pessoas já receberam o Cartão de Cidadão em casa, uma medida que arrancou a 25 de setembro para escoar os 350 mil documentos que estavam por entregar. O serviço está disponível em alguns concelhos, sendo que está a ser alargado ao país, podendo abranger mais 130 mil cidadãos.

O Cartão de Cidadão é enviado por correio registado e exclusivamente ao próprio, num serviço que evita também deslocações aos balcões de atendimento, em altura de pandemia. Cerca de 86% das entregas dos cartões foram bem-sucedidas, adiantou o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, em comunicado.

Este serviço foi utilizado em cerca de 75 concelhos, sendo que se irá alargar ao resto do país. Vai abranger mais 130 mil cidadãos em Portugal Continental, com 18 ou mais anos, capazes, ou seja, que não estão sujeitos ao regime do maior acompanhado, residentes em Portugal, que pediram e pagaram a renovação do Cartão de Cidadão e cujos contactos de telemóvel ou email estejam associados ao documento.

Antes de enviar o cartão, o IRN envia ao cidadão um SMS do número ou um email a informar que o cartão vai ser enviado por correio registado, sem custos, para a morada de casa e que a receção do documento só pode ser feita pelo próprio, mediante prova da sua identidade, através de um documento de identificação com fotografia, como o Cartão de Cidadão (mesmo se estiver caducado), o Passaporte ou a Carta de Condução.

Passou também a existir a opção de levantar o cartão de cidadão no Espaço Cidadão em que o pedido de renovação foi feito ou noutro Espaço Cidadão aderente, sendo que são agora 53 os espaços incluídos, número que vai aumentar para 100. Entre 16 de setembro e 11 de dezembro, foram entregues 3.199 cartões de cidadão pedidos nestes balcões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

150 mil pessoas já receberam o Cartão de Cidadão em casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião