Prazo para as negociações do Brexit acaba dentro de “algumas horas”

  • Lusa
  • 18 Dezembro 2020

Sobram “apenas algumas horas” para a União Europeia e o Reino Unido chegarem a um acordo, avisa Michel Barnier.

O negociador chefe da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, alertou esta sexta-feira, em Bruxelas, que restam “apenas algumas horas” para Bruxelas e Londres chegarem a um acordo sobre as futuras relações comerciais.

Intervindo num debate no Parlamento Europeu (PE), Barnier salientou ter chegado “o momento da verdade“.

“Chegou o momento da verdade. Temos muito pouco tempo, algumas horas úteis nestas negociações, se quisermos que este acordo entre em vigor a 01 de janeiro“, disse.

“No momento em que estamos a falar, muito sinceramente, (…) não posso dizer-vos qual será o resultado desta etapa final da negociação. É por isso que temos de estar prontos para todos os cenários”, acrescentou Michel Barnier.

Os eurodeputados deverão votar ainda hoje uma série de medidas de contingência para o caso das negociações falharem.

“Esta manhã retomaremos as negociações com [o negociador britânico] David Frost, para uma tentativa final de encontrar um acordo aceitável, particularmente sobre a pesca. Não temos a certeza de ser bem-sucedidos se nem todos fizerem um esforço real e concreto”, disse ele.

O acesso dos navios de pesca da União Europeia a águas britânicas é o maior obstáculo a um acordo.

O Reino Unido abandonou a União Europeia a 31 de janeiro, tendo entrado em vigor medidas transitórias que caducam no próximo dia 31 de dezembro.

Na ausência de um acordo, as relações económicas e comerciais entre o Reino Unido e a União Europeia passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio e com a aplicação de taxas aduaneiras e quotas de importação, para além de mais controlos alfandegários e regulatórios.

As duas partes estão a preparar-se para o cenário de ausência de acordo (“no deal”), e tanto a União Europeia como o Reino Unido estão a acelerar os respetivos planos de contingência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prazo para as negociações do Brexit acaba dentro de “algumas horas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião