Novo Banco vende gestora de ativos espanhola por 13 milhões

Operação terá impacto positivo de 3,5 milhões de euros, refere o banco liderado por António Ramalho em comunicado enviado ao mercado.

O Novo Banco anunciou esta terça-feira a conclusão da venda da gestora de ativos espanhola por 12,9 milhões de euros, num negócio que terá um impacto positivo de 3,5 milhões nos resultados deste ano.

A informação consta de um comunicado enviado enviado ao mercado. “O Novo Banco, através da sua subsidiária GNB Gestão de Ativos, anuncia a conclusão da venda da totalidade do capital social da Novo Ativos Financieros Espanha (NAFE), à Team & Work 5000, que por sua vez detém 100% do capital social da Trea Asset Management, por um montante total de 12,9 milhões de euros”, informa a instituição liderada por António Ramalho.

A NAFE detém a Novo Banco Gestion e a Novo Banco Pensioes, que geriam ativos na ordem dos 678 milhões de euros em novembro, de acordo com o banco.

O Novo Banco assinala que a transação, que vai ter um impacto positivo de 3,5 milhões na demonstração de resultados de 2020, “representa mais um marco relevante no processo de desinvestimento de ativos não estratégicos”, permitindo que prossiga a “estratégia de foco no negócio bancário doméstico”.

Há um ano, o Novo Banco já tinha anunciado o acordo para a venda da NAFE à Trea, mas só agora o processo ficou concluído.

A conclusão deste dossiê surge numa altura em que o banco está de saída do mercado espanhol. A operação do Novo Banco em Espanha foi posta à venda em maio. Segundo a imprensa espanhola, entre os bancos que já terão manifestado o interesse estão o Abanca, que adquiriu o banco espanhol da Caixa Geral de Depósitos no ano passado e esteve perto de comprar o EuroBic, e ainda o Andbank. Quem comprar deverá pagar menos de 100 milhões de euros, o que equivale a metade do seu book value.

Com o ECO avançou, a filial espanhola do Novo Banco acumulou prejuízos de 450 milhões de euros desde 2014.

(Notícia atualizada às 17h28)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco vende gestora de ativos espanhola por 13 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião