Da árvore de Natal ao peru, de onde vêm os produtos de Natal?

  • ECO
  • 24 Dezembro 2020

À semelhança dos anos anteriores, o Eurostat divulgou de dados da origem dos bens que os europeus mais compram na quadra festiva dentro da União Europeia.

Árvore de Natal, brinquedos, velas, doces, espumantes ou o tradicional peru… São quase indispensáveis à época festiva, mas, afinal, de onde vêm os produtos que fazem a mesa de Natal dos portugueses? À semelhança de anos anteriores, o Eurostat divulgou esta quinta-feira dados estatísticos sobre a produção e troca de bens e produtos ligados à quadra natalícia dentre da União Europeia (UE). Se o champanhe é — sem surpresa — maioritariamente francês, as velas são polacas e as árvores da Alemanha.

Este ano, a época festiva é diferente. A família deve ser reduzida ao mínimo nestes encontros familiares e mais do que nunca há medidas fundamentais que devem ser cumpridas, como o distanciamento social recomendado, a higienização das mãos e etiqueta respiratória. Ainda assim, há tradições que se mantêm.

Começando pela decoração, a árvore de Natal é um clássico, que — maior ou mais pequena, mais colorida, tradicional ou moderna — está presente em muitas casas. De acordo com o Eurostat, mais de dois terços (68%) das árvores de Natal compradas na UE são fabricadas na Alemanha, ao passo que 41% das velas são polacas. Já as típicas meias colocadas à lareira para albergar os presentes, 18% são italianas.

Passando para a mesa, mais de metade dos perus e do champanhe são franceses (51% e 54%, respetivamente), enquanto os chocolates são fabricados na Alemanha. E com as temperaturas baixas, luvas são sempre um presente adequado: 31% são feitas na Bélgica. Para os mais pequenos, os peluches e as consolas de jogos vêm essencialmente de solo holandês, enquanto os comboios de brincar são alemães.

Apesar de, em Portugal, os desportos de inverno não serem comuns, o mesmo não acontece para a generalidade dos países da UE, onde as temperaturas são mais baixas e a neve é uma constante da estação. 37% dos patins de gelo comprados na UE são suecos, 19% dos fatos de esqui são feitos na Bélgica e 26% dos patins são italianos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Da árvore de Natal ao peru, de onde vêm os produtos de Natal?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião