Depósitos atingem recorde de 160 mil milhões de euros antes do Natal

A pandemia trouxe uma nova dinâmica no comportamento financeiro dos portugueses. Com as medidas de restrição a travarem o consumo, 2020 trouxe um reforço das poupanças para níveis históricos.

A pandemia levou as famílias a “engordarem” as poupanças nos bancos, uma tendência que foi reforçada em novembro. No mês em muitos trabalhadores receberam já o subsídio de Natal, o montante em depósitos nos bancos, de clientes particulares em Portugal, manteve-se acima dos 160 mil milhões de euros.

“Os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizavam 160,2 mil milhões de euros no final de novembro”, diz o Banco de Portugal (BdP), num comunicado divulgado esta terça-feira. Em relação ao mês anterior, representa um aumento de 1,6 mil milhões de euros (ou 1%). Já face ao mesmo período do ano passado, a taxa de variação anual foi de 7,3%, não apresentando alterações face ao ritmo de crescimento em outubro.

A pandemia trouxe uma nova dinâmica no comportamento financeiro dos portugueses. Com as medidas de restrição a travarem o consumo, 2020 trouxe um reforço das poupanças para níveis históricos. O anterior máximo histórico (que é agora batido) tinha sido registado também este ano, em julho, quando o dinheiro depositado nos bancos atingiu os 159,2 mil milhões. Em agosto, com as férias, o valor caiu, mas retomou a tendência de subida logo em setembro, que manteve nos dois meses seguintes.

Dinheiro nos bancos aumenta há três meses

Fonte: Banco de Portugal

Empréstimos em máximos de 2015

Além dos depósitos também os empréstimos a famílias e empresas aumentaram. “Em novembro de 2020, os empréstimos concedidos pelos bancos a sociedades não financeiras apresentaram uma taxa de variação anual (tva) de 8,7%, mais 0,5 pontos percentuais (pp) do que o observado no mês anterior. Destacou-se a evolução dos empréstimos às pequenas e às médias empresas, cujas tva aumentaram 1,6 pp e 0,7 pp, para 13,5% e 5,9%, respetivamente”, explica o BdP.

Já o crescimento dos empréstimos a particulares para habitação foi de 2%, “refletindo um aumento de 0,2 pp face a outubro”. A exceção foi o crédito ao consumo, que recuou 0,3 pontos percentuais relativamente ao mês anterior, para uma taxa de variação anual de 2%.

O total de empréstimos às famílias atingiu assim o valor mais alto desde setembro de 2015. O stock dos empréstimos concedidos pelos bancos aos particulares ascendia no final de novembro de 2020 a 120.415,5 milhões de euros, mais 374 milhões de euros que no mês anterior. A maior parte — 94.749,7 milhões de euros — diz respeito a crédito à habitação, enquanto 19.059 milhões de euros são para consumo e outros fins representam 6.606,8 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depósitos atingem recorde de 160 mil milhões de euros antes do Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião