Hoje nas notícias: eleições, TAP e Novo Banco

  • ECO
  • 8 Janeiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A pouco mais de duas semanas das eleições presidenciais, a Comissão Nacional Eleitoral está a incentivar os idosos a saírem dos lares para irem votar. No plano empresarial, o antigo CEO da Saudi Arabian Airlines integra a short-list de nomes selecionados pela Korn Ferry para liderar a TAP, ao mesmo tempo, a marcar o dia está ainda a notícia de que os cortes de salários na companhia aérea de bandeira portuguesa devem chegar em março. Já o Novo Banco espera receber propostas indicativas para a compra da sucursal em Espanha até ao fim deste mês.

CNE incentiva idosos a saírem dos lares para irem votar

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) está a incentivar os idosos a saírem dos lares para irem votar nas eleições presidenciais, que vão decorrer a 24 de janeiro. Em causa está um e-mail enviado pelo organismo às juntas de freguesia para avisarem os lares de idosos que se mantém “o direito de sufrágio sem carecer de quarentena ou outras medidas”, se a deslocação à “mesa for assegurada de modo a garantir que não são assumidos comportamentos de risco”. CNE admite “que as deslocações sejam concertadas por intermédio das juntas para coincidirem com momentos de menor afluência”. Dirigentes associativos alertam para riscos, apelando a que o voto possa ser feito nos lares. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Antigo CEO da Saudi Arabian na short list para liderar a TAP

O antigo CEO da Saudi Arabian Airlines integra a short-list de nomes selecionados pela consultora Korn Ferry para liderar a companhia aérea TAP. “Albrecht Binderberger está na short-list de nomes selecionados pela Korn Ferry e que foi entregue ao Governo que vai escolher o novo CEO”, avançou ao Jornal Económico fonte próxima ao processo. Com uma carreira de mais de 40 anos na indústria de aviação, o alemão tomou os comandos da companhia aérea saudita desde 2017 até ao início de 2020. A lista foi entregue foi entregue ao Executivo no final do ano passado. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Cortes na TAP chegam em março

A injeção de capital de 1,2 milhões de euros sofrida pela TAP e autorizada por Bruxelas apenas chegará para sustentar a sobrevivência da empresa no primeiro semestre deste ano. Março será também o mês em que se prevê que se comecem a efetivar os cortes na remuneração dos trabalhadores, com o intuito de obter uma redução na massa salarial da companhia aérea que pode atingir os 50%. Entretanto, a empresa de aviação continua a perder gestores, com o CFO a ser o próximo dessa lista. Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Há sete propostas para a compra da operação do Novo Banco em Espanha

O Deutsche Bank e a consultora Alvarez & Marsal foram contratados para vender a sucursal do Novo Banco em Espanha. A instituição liderada por António Ramalho espera receber propostas indicativas até ao fim do mês de janeiro, segundo avança o Jornal Económico. Em cima da mesa haverá já sete manifestações de interesse, que deverão transformar-se em propostas vinculativas até ao final deste mês. Fontes explicam que não se trata de sete candidatos porque alguns interessados apresentam propostas para diferentes perímetros de ativos. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Crise desfalca fortunas da bolsa em três mil milhões

A pandemia da Covid-19 teve repercussões ao nível das cotações da bolsa portuguesa, registando-se quedas acentuadas que tiveram o seu impacto ao nível do valor das fortunas das famílias com as posições mais valiosas na mesma. Uma forte desvalorização do valor das suas participações fez com que estas fortunas se vissem reduzidas em cerca de três mil milhões de euros, com nenhuma das 10 maiores fortunas da bolsa a conseguir aumentar o valor do seu património. A família Amorim foi aquela que mais sofreu a este nível. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: eleições, TAP e Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião