5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que as portagens das ex-SCUT ficam mais baratas, o INE divulga as perspetivas para a exportações de bens em 2021.

Esta segunda-feira é sinónimo de estatísticas e perspetivas sobre as exportações, sobre o mercado de trabalho na União Europeia e sobre o setor da construção. O dia fica ainda marcado pela redução das portagens das ex-SCUT e pela apresentação das novas cartas de condução.

Portagens das ex-SCUT ficam mais baratas

Os preços de passagem pelas portagens das antigas SCUT vão ficar mais baixos, a partir desta segunda-feira. Isto tanto para passageiros particulares frequentes, como para os veículos de transporte de passageiros. Este alívio foi aprovado pelo Governo em outubro. Em julho, entrarão em vigor novos descontos para estas portagens, depois de ter sido aprovada uma proposta do PSD, no Orçamento do Estado.

Que perspetivas para as exportações?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica, esta segunda-feira, as perspetivas de exportações de bens para 2021. Esta é a primeira previsão sobre esta matéria. As exportações têm sido afetadas de modo significativo pela pandemia de coronavírus, daí que o Governo tenha criado uma linha de crédito especificamente para estas empresas. Face ao impacto da Covid-19 nos mercados externos, o Executivo tem sublinhado também que é importante fomentar o consumo interno (nomeadamente através da subida do salário mínimo) para impulsionar a retoma económica.

Eurostat mede pulso ao mercado laboral comunitário

O Gabinete de Estatísticas da União Europeia traça, esta segunda-feira, o retrato do mercado laboral do bloco comunitário relativo ao terceiro trimestre de 2020. O mundo do trabalho tem sido fortemente abalado pela crise pandémica, com o agravamento do desemprego face a 2019, um salto da subutilização do trabalho e o emagrecimento do emprego face ao período homólogo. De acordo com o INE, em Portugal, o terceiro trimestre foi sinónimo de uma taxa de desemprego de 7,8%, valor que compara com os 6,1% registados no mesmo trimestre de 2019.

Como está a evoluir o emprego na construção?

O INE divulga, esta segunda-feira, os índices de produção, emprego e remunerações no setor da construção, relativos a novembro do último ano. De notar que, em plena pandemia, o salário mensal média destes trabalhadores conseguiu ultrapassar, pela primeira vez, os mil euros, um aumento de 4,1% face a abril de 2019. O setor da construção foi dos poucos que não parou por causa da Covid-19, sendo que a crise provocada pela Covid-19 levou muitas empresas de vários dos setores a fecharem portas e recorreram ao lay-off.

Nova carta de condução é apresentada

O secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, participa, esta segunda-feira, na cerimónia de apresentação da nova carta de condução. Entre as novidades, e segundo adiantou o Jornal de Notícias, está o lançamento de uma aplicação móvel na qual os condutores vão poder agregar a carta de condução e os documentos do veículo, como o registo de propriedade, o certificado do seguro e a ficha de inspeção, numa aplicação no telemóvel. Quando forem parados pelas autoridades, terão apenas de mostrar os documentos nessa app.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião