Vacinas da Moderna vão para os profissionais de saúde do privado

Ministra da Saúde afirmou, no Palácio da Ajuda, que já foram vacinadas mais de 74 mil pessoas em Portugal. Primeiras vacinas da Moderna chegam em breve.

A ministra da Saúde indicou, esta segunda-feira, que já foram concluídas as vacinações em “165 estruturas residenciais para idosos e unidades cuidados continuados”, em Portugal. De fora ficaram “os casos onde há surtos a vacinação é adiada”. Marta Temido adiantou ainda que, no total, já foram vacinadas mais de 74 mil pessoas em Portugal, isto quando chegam ao país as primeiras doses das vacinas da Moderna que terão como destino os profissionais de saúde do privado.

A governante falou ao país no dia em que chegaram mais vacinas da Pfizer/BioNTech a Portugal, mais precisamente 79.950 que já estão a ser distribuídas pelo país. Segundo Marta Temido, estas doses “vão permitir a vacinação de 95.940 pessoas”, maioritariamente em “estruturas residenciais para idosos mas ainda a alguns profissionais de saúde” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e de estruturas como o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e GNR.

Adicionalmente, deverão chegar ao país esta semana, “ainda em data a confirmar”, as primeiras 8.400 doses da vacina da Moderna – que recentemente foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento e pela Comissão Europeia. Estas vacinas “vão para profissionais de saúde prioritários em hospitais privados que têm acordo com o SNS para receber doentes Covid”.

De acordo com a ministra, “ao longo do mês de fevereiro” deverá estar terminada a vacinação dos profissionais de saúde e dos profissionais e residentes de lares de idosos e da rede de cuidados continuados. Ou seja, poderá avançar-se, depois, para a segunda fase do plano de vacinação que depende, contudo, da chegada de mais doses das vacinas.

Sem detalhar o número de doses, Marta Temido adiantou que a 18 de janeiro chegará mais uma encomenda da Pfizer/BioNTech e que, a 25 de janeiro, chegarão lotes de ambas as farmacêuticas.

A ministra da Saúde apelou ainda ao portugueses que se mantenham seguros, até que se consiga garantir uma “cobertura mais alargada da vacinação”, especialmente numa altura em que a pressão cresce nos hospitais.

(Notícia atualizada às 11h34)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinas da Moderna vão para os profissionais de saúde do privado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião