Comissão Europeia conclui negociações para comprar 30 milhões de doses da vacina da Valneva

A francesa Valneva deverá vender 30 milhões de doses da sua vacina contra a Covid-19 à União Europeia, existindo a opção de compra de mais 30 milhões de doses.

A Comissão Europeia concluiu esta terça-feira as negociações com a farmacêutica francesa Valneva para comprar 30 milhões de doses da sua vacina contra a Covid-19. O contrato permite ainda que os Estados-membros comprem, em conjunto, mais 30 milhões de doses no futuro, de acordo com o comunicado divulgado pelo executivo comunitário.

A vacina da Valneva junta-se ao portfólio de vacinas que a União Europeia, através do trabalho de negociação da Comissão Europeia, já tem ao seu dispor: às vacinas da BioNtech-Pfizer e da Moderna, que já foram autorizadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) juntam-se as da AstraZeneca, Sanofi-GSK, Janssen Pharmaceutica NV (Johnson & Johnson), CureVac e Novavax.

Este portfólio diversificado de vacinas irá assegurar que a Europa está bem preparada para a vacinação assim que houve evidência que cada vacina é segura e eficaz, como é o caso já das vacinas da BioNTech/Pfizer e da Moderna, recentemente autorizadas na UE“, argumenta a Comissão Europeia, notando também que os Estados-membros poderão doar vacinas aos países mais pobres.

Esta é a oitava vacina do portfólio, o que “maximiza as probabilidades de que todos os cidadãos tenham acesso a uma vacina segura e eficaz até ao final de 2021”, nota a comissária europeia para a saúde, Stella Kyriakides, em comunicado, recordando que todos os Estados-membros já começaram as suas campanhas de vacinação e que vão gradualmente começar a receber cada vez mais doses.

A Valneva é uma empresa francesa de biotecnologia que está a desenvolver uma vacina contra a Covid-19 com o vírus desativado. Este é o método tradicional de uma vacina, cuja tecnologia é utilizada há 60/70 anos, segundo a Comissão Europeia, apresentando métodos estáveis e um “elevado nível de segurança”. É através desta técnica que são feitas a maior parte das vacinas contra o vírus da gripe (influenza) e as vacinas que as crianças levam.

Até ao momento, a Comissão Europeia já assegurou a compra de 2,3 mil milhões de doses de vacinas contra a Covid-19: 600 milhões de doses da BioNTech/Pfizer, 405 milhões de doses da CureVac, 400 milhões de doses da Johnson & Johnson, 400 milhões da AstraZeneca, 300 milhões da Sanofi-GSK e 160 milhões da Moderna.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia conclui negociações para comprar 30 milhões de doses da vacina da Valneva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião