Cinemas com quebras de 75,55% em 2020, ano de “profundos constrangimentos”

  • Lusa
  • 12 Janeiro 2021

O ICA revela que em 2020 as salas de cinema tiveram 3,77 milhões de espectadores, contrastando com os 15,5 milhões de bilhetes emitidos em 2019.

Os cinemas sofreram uma quebra de 75,55% em audiência e receitas no ano passado face a 2019, ou seja, tiveram menos 11,7 milhões de espectadores e faturaram menos 62,7 milhões de euros, foi anunciado esta terça-feira.

Segundo o Instituto do Cinema Audiovisual (ICA), estes dados refletem “um ano marcado por profundos constrangimentos” na exibição cinematográfica, por causa da pandemia de Covid-19, e cujas medidas restritivas afetaram “profundamente o normal funcionamento dos recintos de cinema”.

O ICA revela que em 2020 as salas de cinema tiveram 3,77 milhões de espectadores, quando em 2019 tinham sido emitidos 15,5 milhões de bilhetes.

As receitas de bilheteira situaram-se nos 20,4 milhões de euros, um quarto do valor de 2019, ano que totalizaram 83,1 milhões de euros.

Embora sejam ainda provisórios, os dados atestam uma quebra geral de 75,55%, confirmando que 2020 foi o pior ano para a exibição cinematográfica em sala pelo menos desde que o ICA sistematiza os dados estatísticos reportados pelos exibidores.

Em 2020, por causa do primeiro período de confinamento decretado em Portugal, as salas de cinema – assim como toda a atividade cultural com público – estiveram encerradas entre meados de março e início de junho.

A reabertura deu-se de forma gradual nas semanas seguintes, mas as quebras de audiência e receitas foram variando mensalmente entre os 60 e os 90%, fosse por retração de consumo dos portugueses, por redução de sessões ou da oferta de filmes em cartaz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinemas com quebras de 75,55% em 2020, ano de “profundos constrangimentos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião