Das felicitações calorosas de Costa aos votos de êxito de Sanchez. Veja as reações à vitória de Marcelo

Várias figuras políticas já felicitaram Marcelo Rebelo de Sousa pela vitória nas eleições presidenciais. O ECO fez um apanhado dessas mesmas reações.

Na noite deste domingo confirmou-se o que muitos já esperariam. Marcelo Rebelo de Sousa foi o grande vencedor das eleições presidenciais, deixando a uma larga distância todos os restantes candidatos e garantindo uma reeleição e a permanência no cargo de Presidente da República por mais cinco anos.

Várias figuras políticas a nível nacional e internacional têm vindo a congratular o Presidente e candidato pela sua vitória. Nesse sentido, o ECO fez um apanhado de algumas das reações que são já conhecidas a este propósito.

António Costa

O primeiro-ministro português foi um dos primeiros a felicitar Marcelo Rebelo de Sousa pelo facto de ter conseguido garantir um mandato adicional de cinco anos à frente da Presidência da República. As congratulações foram dadas através de uma publicação feita na conta detida por António Costa na rede social Twitter, após conhecidos os resultados finais do processo eleitoral.

Na publicação, o primeiro-ministro endereça a Marcelo “votos das maiores felicidades na continuidade do mandato presidencial, em proximidade com os portugueses, em defesa da Constituição e do prestígio internacional de Portugal, em profícua cooperação institucional”.

Ursula von der Leyen

Também na rede social Twitter, a presidente da Comissão Europeia felicitou Marcelo Rebelo de Sousa “pela reeleição como Presidente de Portugal”, numa altura em que Portugal preside ao Conselho da União Europeia, tal como destaca Ursula von der Leyen.

“Anseio por prosseguirmos a nossa cooperação durante e depois da Presidência Portuguesa da União Europeia”, aproveita para referir a presidente da Comissão Europeia na mesma mensagem.

Charles Michel

O presidente do Conselho Europeu foi também uma das figuras políticas de renome a congratular o atual Presidente da República pela sua reeleição, através de uma publicação feita na sua conta no Twitter: “As minhas sinceras felicitações a Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição como Presidente de Portugal”.

Charles Michel, neste âmbito, diz estar certo de que “o seu mandato de Presidente, em articulação com a Presidência Portuguesa” do Conselho da União Europeia, “contribuirá para uma recuperação justa, verde e digital”, felicitando-o pela vitória.

David Sassoli

O presidente do Parlamento Europeu foi outra das personalidades políticas a felicitar publicamente Marcelo Rebelo de Sousa pela sua expressiva vitória nas eleições deste domingo, endereçando-lhe “sinceras felicitações” pela sua “reeleição como Presidente de Portugal”, através da conta que detém na rede social Twitter.

Nessa mesma mensagem, David Sassoli expressa as suas intenções de garantir, em parceria com Portugal, uma continuação do trabalho “em conjunto na luta contra a Covid”, tendo ainda em vista a “recuperação social e económica de que a Europa necessita”.

Pedro Sanchéz

Também o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, aproveitou a ocasião para congratular “Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição nas presidenciais de Portugal”, através de um post na conta que detém no Twitter. Na publicação, em que o político espanhol deseja “todo o sucesso” ao Presidente da República portuguesa, o mesmo oferece todo o “apoio de Espanha nesta fase” para aquele que chama de seu “país vizinho”.

“Estamos unidos por fortes laços de cooperação, colaboração e trabalho mútuo em prol do bem comum de ambos os Estados”, destaca ainda o responsável espanhol.

Alexander Van der Bellen

Também da Áustria chegaram felicitações a Marcelo pelos resultados que obteve nas eleições deste domingo. Alexander Van der Bellen, atual Presidente austríaco, por via da conta que detém na rede social Twitter, congratulou o “querido amigo Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição enquanto Presidente de Portugal”.

No mesmo post, Van der Bellen mostrou também estar “ansioso por reforçar” a “cooperação bilateral em benefício” de ambos os países e do “futuro comum europeu”.

Governo da Venezuela

Jorge Arreaza, ministro das Relações Exteriores do Governo da Venezuela, endereçou a Marcelo Rebelo de Sousa, também através de publicação feita na sua conta no Twitter, as felicitações do Presidente Nicolás Maduro a propósito dos resultados das eleições portuguesas, desejando ao português “sabedoria para liderar a sua nação” naquela que caracteriza como sendo uma “época de grandes desafios”.

“Em nome do Presidente Nicolás Maduro, felicitamos o povo de Portugal e saudamos a grande comunidade portuguesa residente na Venezuela pela reeleição do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa”, escreveu ainda Jorge Arreaza.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Das felicitações calorosas de Costa aos votos de êxito de Sanchez. Veja as reações à vitória de Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião