Vai ser vacinado? É assim que vai saber quando será a sua vez

Unidades de vacinação irão contactar por SMS (preferencialmente) e o utente terá de responder se quer, ou não, tomar a vacina.

A vacinação iniciou-se em dezembro em toda a União Europeia, mas atualmente há mais duas vacinas aprovadas e o plano de vacinação português contra a Covid-19 foi revisto, incluindo as pessoas com mais de 80 anos no grupo prioritário de acesso à vacinação. Até março cerca de 810 mil pessoas que pertencem à primeira fase deverão ter a vacinação completa. Como é que são contactados? Como é que a vacinação é agendada?

O Serviço Nacional de Saúde divulgou um documento que explica, entre outras coisas, o novo sistema de agendamento. O novo sistema começou a funcionar na passada sexta-feira, 29 de janeiro e será alargado a todo o país no dia 4 de fevereiro. Mas como funciona?

Para receber a vacina as unidades de vacinação irão contactar por SMS (preferencialmente), por chamada telefónica (quando acharem necessário ou não houver resposta ao SMS) ou por carta (quando não existirem contactos telefónicos disponíveis). A título de exemplo, o SMS enviado terá o seguinte formato: “COVID19: Vacinacao 03/02/2021 as 10:00 na USF Alvalade. Responda: SNS.NUMERO UTENTE.SIM/NAO ate 31.jan Ex: SNS.111111111.SIM /SNS”.

O utente terá de responder se quer, ou não, tomar a vacina consoante os moldes indicados. De lembrar que a vacina não é obrigatória, mas é altamente recomendada para travar a propagação do SARS-CoV-2 (vírus que provoca a Covid-19). Se a resposta for positiva, considere o agendamento realizado.

Na véspera do dia agendado receberá novamente um SMS, desta vez a relembrar a marcação e a hora. Por exemplo, a mensagem dirá “COVID19: Nao se esqueca. Vai ser vacinado amanha as 09:00 na USF Alvalade. /SNS”.

Até ao momento, a maioria da vacinação era feita em ambiente controlado (hospitais, lares, unidades de cuidados continuados). Mas, daqui para a frente, as pessoas que pertencem à primeira fase serão contactadas desta forma para serem vacinadas nos seus pontos de vacinação. Ou seja, será relativamente perto do centro de saúde onde a pessoa está registada. Em fevereiro haverá, pelo menos, um ponto de vacinação por agrupamento de centros de saúde. O objetivo do Governo é que haja, no mínimo, um ponto de vacinação por concelho até ao início de março.

Além dos profissionais de saúde e dos profissionais e residentes em lares e unidades de cuidados continuados, pertencem à primeira fase pessoas entre os 50 e os 79 anos com algumas patologias associadas (doenças respiratórias sob suporte ventilatório ou oxigenoterapia de longa duração, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, doença coronária), pessoas com mais de 80 anos e titulares de órgãos de soberania. Até final de março o Governo tem o objetivo de ter cerca de 810 mil pessoas da primeira fase com a vacinação completa (duas doses) e 520 mil com a primeira dose tomada.

Segue-se a segunda fase de vacinação, que inclui pessoas entre os 50 e 64 anos que tenham patologias associadas (numa lista mais abrangente do que a primeira fase, que inclui diabetes, obesidade e hipertensão arterial) e todas as pessoas com mais de 65 anos que ainda não tenham sido vacinadas. De acordo com o calendário inicial, a segunda fase deverá começar a partir de abril, mas as datas podem sofrer ligeiras alterações tendo em conta o ritmo de produção de vacinas. Haverá ainda uma terceira fase, com o resto da população, sem subgrupos ou datas definidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vai ser vacinado? É assim que vai saber quando será a sua vez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião