Febre da GameStop contagiou pequenos investidores em Portugal

Se há portugueses entre os utilizadores do Reddit que geraram o fenómeno não há forma de saber, mas é certo que os investidores em Portugal quiseram cavalgar a onda gigante da Gamestop.

Os investidores em Portugal não têm acesso à Robinhood, a popular app de trading usada por grande parte das pessoas que, na semana passada, gerou fortes valorizações na empresa norte-americana GameStop. No entanto, esta limitação não travou os aforradores nacionais de procurarem entrar na onda.

Notámos um aumento muito grande na procura até porque eram empresas muito pequenas portanto a base era muito baixa“, conta Steven Santos, responsável da plataforma de mercados e corretagem do BiG – Banco de Investimento Global, sobre a reação dos clientes do banco ao fenómeno GameStop.

A história dos pequenos investidores do Reddit vs Wall Street ganhou na semana passada uma dimensão inimaginável quando, num movimento concertado no fórum do Reddit Wall Street Bets, a retalhista de jogos de vídeos norte-americana valorizou 1.500%. A vertente “justiceira” do gesto ganhou força quando dois grandes fundos que tinham posições curtas admitiram perdas significativas.

"Notámos um aumento muito grande na procura até porque eram empresas muito pequenas portanto a base era muito baixa. Acabou por ser um dos melhores dias do ano porque gerou euforia no mercado em torno de quatro ou cinco empresas.”

Steven Santos

BiG – Banco de Investimento Global

Quem faz shortselling pede ações “emprestadas” para vender e, quando os títulos desvalorizam, compra mais barato para ganhar a diferença. Neste caso, como valorizaram, os shortsellers tiveram de assumir perdas e fechar posições. Para o fazerem também têm de comprar ações, o que ainda ajuda mais nas subidas, que continuaram a ser alimentadas pelos investidores de retalho que se iam incentivando nos grupos do Reddit e recorriam essencialmente a plataformas sem comissões como a Robinhood.

Acabou por ser um dos melhores dias do ano porque gerou euforia no mercado em torno de quatro ou cinco empresas. Houve um grande interesse popular“, acrescenta Steven Santos. No caso do BiG, a reação dos investidores fez-se sentir na negociação de ações, em CfD e opções. Já a corretora XTB comercializa apenas ações, mas o impacto foi semelhante.

“Sem dúvida, este assunto não passou despercebido entre os investidores portugueses. Sendo este acontecimento algo atípico no mercado financeiro, suscitou desde logo muito interesse por parte dos clientes”, explica Henrique Tomé, analista da XTB. “Além das perguntas e mesmo com todo o hype à volta das ações da GameStop e de outras empresas de menor capitalização que também registaram fortes valorizações, houve muitos investidores que também quiseram aproveitar a onda e entraram também longos [a apostarem na valorização dos títulos] no mercado”.

Também no Banco Carregosa os clientes mais favoráveis ao risco quiserem entrar na onda. “Os clientes do banco que possuem acesso à sala de mercados e à plataforma eletrónica GoBulling PRO tiveram sempre acesso à negociação das ações e de opções da empresa em atenção, tendo alguns perfis e segmentos de investidores & traders (menos passivos, agressivos e com maior apetência pelo risco), participado neste tema de investimento“, como o senior trader explica Paulo Rosa.

"Além das perguntas e mesmo com todo o hype à volta das ações da GameStop e de outras empresas de menor capitalização que também registaram fortes valorizações, houve muitos investidores que também quiseram aproveitar a onda e entraram também longos no mercado.”

Henrique Tomé

Analista da XTB

Em sentido contrário, os vários intervenientes indicam que os investidores com perfis mais conservadores optaram por ficar no lugar do espetador “devido ao excesso de euforia no mercado que poderia acrescentar riscos avultados”, como revela o responsável da XTB. O mesmo aconteceu em instituições financeiras mais tradicionais, como os grupos Caixa Geral de Depósitos ou Novo Banco.

Fonte oficial do banco público explicou ao ECO que na Caixa Gestão de Ativos são comercializados fundos e nos serviços de corretagem da Caixa Geral de Depósitos os clientes não têm acesso direto ao mercado norte-americano. Já a gestora de ativos GNB GA ficou “completamente fora deste fenómeno nem [teve] qualquer conhecimento de participação nacional”.

A CGD e o BiG lembram ainda que há uma grande diferença entre o mercado dos Estados Unidos e da União Europeia: a regulação. Grande parte do movimento foi conseguida através da compra de opções, ou seja, produtos derivados adquiridos pelos investidores, que passam a ter a opção de comprar o ativo subjacente quando o contrato atinge a maturidade. Nessa data, os bancos e corretoras têm de ter os ativos disponíveis para os clientes, neste caso, os tais investidores de retalho nos fóruns do Reddit.

Investidores de retalho na União Europeia não têm acesso tão facilitado a produtos derivados já que as financeiras são obrigadas a vedar o fazer uma análise ao perfil de risco de cada cliente. “Há termos de responsabilidade a cumprir“, sublinha o responsável da plataforma de mercados e corretagem do BiG.

Revolut e DeGiro alertam clientes para o risco

Nas redes sociais, o fenómeno está a ser interpretado como um “novo normal” que resulta do potencial revolucionário da internet ou como uma nova versão online do movimento Occupy Wall Street de há uma década. Henrique Tomé, da XTB, lembra que não é possível avaliar toda a dimensão da participação de investidores nacionais neste fenómeno.

“O grupo de investidores de retalho que se encontravam no fórum do Reddit contava com mais de 4 milhões de pessoas. Não temos dados oficiais se existia algum português nesse grupo, mas o facto de haver tantos participantes nesse grupo que não era restrito apenas a investidores americanos, poderá indicar que pudesse haver também a participação de portugueses neste fenómeno“, refere.

O mesmo acontece com as plataformas de negociação. Mesmo tendo acesso vedado à Robinhood, há outras opções internacionais, como a DeGiro (onde além das ações, há igualmente opções) ou a Revolut. Ambas mantiveram a possibilidade de negociar GameStop quando a Robinhood o bloqueou, mas também alertaram ambas os investidores para os riscos.

"As ordens de mercado para estes produtos foram temporariamente desativadas. Ainda tem total liberdade para comprar e vender as ações, utilizando ordem limitada ou limite de stop.”

Comunicado da DeGiro aos clientes

“Pode negociar em AMC Entertainment Holdings e Game GameStop com tipos de ordem limitada e limite de stop. Devido à extrema volatilidade, colocar uma ordem de mercado pode resultar em execuções a preços não intencionais. É por esta razão que as ordens de mercado para estes produtos foram temporariamente desativadas. Ainda tem total liberdade para comprar e vender as ações, utilizando ordem limitada ou limite de stop“, anunciava a DeGiro numa mensagem enviada esta quinta-feira aos clientes.

A ordem limitada permite definir o preço máximo pelo qual se pretende comprar ou o preço mínimo pelo qual pretende vender, enquanto a ordem de mercado permite definir a quantidade de ações que pretende comprar. “Devido às condições de mercado extraordinárias e à volatilidade, é possível que tenha experimentado algum atraso nos nossos sistemas“, acrescentava a plataforma que tem crescido de forma expressiva desde o início da pandemia.

A Revolut não impôs qualquer restrição, mas avisou os clientes que a elevada volatilidade no mercado aumenta o risco e dos investimentos e que estava, por isso, a monitorizar a situação de forma atenta. Contactada pelo ECO, a empresa não quis fazer comentários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Febre da GameStop contagiou pequenos investidores em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião