Renzi gostaria de ver Draghi como novo primeiro-ministro italiano

  • ECO
  • 31 Janeiro 2021

Matteo Renzi gostaria de ver Mario Draghi, ex-líder do Banco Central Europeu, como novo primeiro-ministro de Itália, avança fonte do partido Itália Viva.

Matteo Renzi gostaria de ver Mario Draghi no cargo de primeiro-ministro de Itália, avança, este domingo a Reuters, citando uma fonte do Itália Viva, partido fundado pelo político em causa. Itália vive, atualmente, uma crise política. Isto uma vez que, depois de o Itália Viva ter abandonado a coligação governamental por causa de desentendimentos em torno do plano de recuperação económica, Guiseppe Conte demitiu-se da liderança do Executivo.

Renzi vinha já há algum tempo a criticar a maneira como Conte estava a lidar com a pandemia de coronavírus, bem como com a crise económica que o país atravessa, tendo o Itália Viva acabado por se retirar do acordo de coligação que suportava o Governo italiano.

Sem o apoio parlamentar deste partido, o então primeiro-ministro Guiseppe Conte decidiu apresentar a sua demissão, esperando agora que o Chefe de Estado italiano lhe permita voltar a formar Governo, com um novo desenho político. A Reuters indica que Conte — que se mantém como primeiro-ministro interino — tem estado em negociações com as várias forças políticas.

Nesse contexto, fonte do Viva Itália revelou que Matteo Renzi gostaria de ver agora Mario Draghi, ex-líder do Banco Central Europeu, como primeiro-ministro italiano.Diria que é uma das nossas propostas“, adiantou a referida fonte.

O La Stampa garante que o Chefe de Estado italiano já questionou (ainda que informalmente) Draghi sobre essa possibilidade, mas Sergio Mattarella negou tais contactos. Draghi também não confirmou qualquer sinal nesse sentido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Renzi gostaria de ver Draghi como novo primeiro-ministro italiano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião