Renzi gostaria de ver Draghi como novo primeiro-ministro italiano
Matteo Renzi gostaria de ver Mario Draghi, ex-líder do Banco Central Europeu, como novo primeiro-ministro de Itália, avança fonte do partido Itália Viva.
Matteo Renzi gostaria de ver Mario Draghi no cargo de primeiro-ministro de Itália, avança, este domingo a Reuters, citando uma fonte do Itália Viva, partido fundado pelo político em causa. Itália vive, atualmente, uma crise política. Isto uma vez que, depois de o Itália Viva ter abandonado a coligação governamental por causa de desentendimentos em torno do plano de recuperação económica, Guiseppe Conte demitiu-se da liderança do Executivo.
Renzi vinha já há algum tempo a criticar a maneira como Conte estava a lidar com a pandemia de coronavírus, bem como com a crise económica que o país atravessa, tendo o Itália Viva acabado por se retirar do acordo de coligação que suportava o Governo italiano.
Sem o apoio parlamentar deste partido, o então primeiro-ministro Guiseppe Conte decidiu apresentar a sua demissão, esperando agora que o Chefe de Estado italiano lhe permita voltar a formar Governo, com um novo desenho político. A Reuters indica que Conte — que se mantém como primeiro-ministro interino — tem estado em negociações com as várias forças políticas.
Nesse contexto, fonte do Viva Itália revelou que Matteo Renzi gostaria de ver agora Mario Draghi, ex-líder do Banco Central Europeu, como primeiro-ministro italiano. “Diria que é uma das nossas propostas“, adiantou a referida fonte.
O La Stampa garante que o Chefe de Estado italiano já questionou (ainda que informalmente) Draghi sobre essa possibilidade, mas Sergio Mattarella negou tais contactos. Draghi também não confirmou qualquer sinal nesse sentido.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Renzi gostaria de ver Draghi como novo primeiro-ministro italiano
{{ noCommentsLabel }}