Juncker contra controlo das exportações de vacinas na UE

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2021

O ex-presidente da Comissão Europeia disse que está contra o mecanismo introduzido pelo executivo comunitário para controlar as exportações de vacinas na União Europeia.

O ex-presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, criticou esta segunda-feira o mecanismo de controlo imposto pelo executivo comunitário para controlar a exportação de vacinas para fora da União Europeia. Juncker referiu que “dá a impressão” de que a UE está a tomar conta de si e a ignorar o sofrimento de países mais pobres. Contudo, o controlo apenas se aplica aos países mais ricos como os EUA, Reino Unido e Canadá.

Sou muito contra que a União Europeia agora dê a impressão de que está a tomar conta de si próprio e de que o sofrimento de outras pessoas, especialmente em países mais pobres, não nos afeta“, disse Jean-Claude Juncker num evento na Alemanha, citado pelo Politico. O mecanismo de controlo que entrou em vigor no sábado não proíbe as exportações, mas requer que haja uma autorização do país europeu em causa. Porém, esta regra só se aplica aos países mais ricos, deixando de fora 92 países, incluindo os países mais pobres que terão acesso às vacinas através da iniciativa COVAX apoiada pela UE.

Juncker também falou da compra conjunta de vacinas por parte da UE, cujo processo foi liderado pela Comissão Europeia, elogiando a vontade de se trabalhar em conjunto e de não se acelerar a aprovação das vacinas por parte das autoridades de saúde. No entanto, o luxemburguês criticou o ritmo a que os contratos foram negociados com as farmacêuticas: “Foi tudo demasiado lento e não tem sido feito com a máxima transparência“, apontou, admitindo que “isso teria sido uma tarefa difícil”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juncker contra controlo das exportações de vacinas na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião