Médicos alemães vão ser encaminhados para o Hospital da Luz

  • ECO
  • 3 Fevereiro 2021

A comitiva médica militar alemã, composta por 26 elementos, destacados pela Alemanha para ajudar no acompanhamento de doentes internados por Covid-19 vai trabalhar no Hospital da Luz, em Lisboa.

Os profissionais de saúde alemães que chegam esta quarta-feira a território nacional para ajudar no combate à pandemia, vão ser encaminhados para o Hospital da Luz, em Lisboa, avança o Expresso (acesso livre).

A comitiva médica militar alemã, composta por 26 elementos, destacados pela Alemanha para ajudar no acompanhamento de doentes internados em unidades de cuidados intensivos vai ser encaminhada para este hospital privado, segundo confirmaram ao Expresso elementos da organização da comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva. Decisão é justificada pelo facto de o Hospital da Luz ser o único capaz de oferecer camas suficientes para a equipa ficar a trabalhar junta.

“O Hospital da Luz Lisboa disponibilizou-se para receber a equipa de 26 militares alemães, a maioria profissionais de saúde com especialidade em
cuidados intensivos, que vêm apoiar Portugal e o SNS na fase mais aguda da pandemia de Covid-19”, apontou a Luz Saúde, em comunicado.

“Para corresponder ao apelo do Ministério da Saúde, foi possível realocar doentes, recursos e adaptar espaços, em tempo recorde, por forma a
disponibilizar um núcleo de mais oito camas de cuidados intensivos que permitisse à equipa alemã trabalhar num espaço único, proporcionando-lhes condições de maior eficiência no tratamento de doentes graves provenientes de hospitais públicos da Região de Lisboa”, adianta o grupo.

Enquanto se mantiver em Portugal, a equipa de profissionais de saúde “contará permanentemente, com o apoio de todos os recursos
clínicos do Hospital da Luz Lisboa, nomeadamente das especialidades médicas de apoio à UCI (unidade de cuidados intensivos), patologia clínica,
exames de imagiologia, bem com a garantia das cadeias de abastecimento de consumos clínicos e fármacos”, apontam.

Também a CUF confirmou ao mesmo jornal que foi contactada pelo “Ministério da Saúde com vista à disponibilização de 8 camas de cuidados intensivos para acolher a equipa de profissionais alemães, tendo demonstrado a sua disponibilidade para acolher esta equipa”, contudo o Governo “optou por alocar estes profissionais noutra instituição”, assinala o grupo de saúde.

Esta equipa médica aterrou pelas 14h30 no aeroporto de Figo Maduro, sendo recebidos pela ministra da Saúde e pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, bem como pelo embaixador da Alemanha em Portugal, Martin Ney.

(Notícia atualizada às 14h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Médicos alemães vão ser encaminhados para o Hospital da Luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião