Trump chamado a testemunhar perante o Senado na próxima semana

O processo de impeachment ao ex-presidente dos EUA vai ser retomado. Donald Trump foi chamado a testemunhar, perante o Senado, sobre o seu papel na invasão do Capitólio.

Os responsáveis pelo processo de impeachment de Donald Trump, na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, requerem que o ex-presidente testemunhe agora perante o Senado. O objetivo é que Trump se pronuncie sobre a invasão ao Capitólio, que ocorreu a 6 de janeiro.

A Câmara dos Representantes aprovou no início de janeiro, apenas uma semana antes da tomada de posse de Joe Biden, a destituição de Donald Trump, pelo seu papel na violenta invasão ao Capitólio. No final, 232 congressistas votaram a favor do impeachment e 197 votaram contra.

A defesa de Trump reiterou que o discurso do ex-presidente antes da insurreição no Capitólio estava protegido pela primeira emenda da Constituição norte-americana. Alegam assim que Trump estava no exercício do direito de liberdade de expressão para “mostrar a convicção de que os resultados das eleições eram suspeitos”. Defendem também que o Senado não pode votar a destituição de Trump quando este já não está no cargo.

A equipa que conduz os trabalhos do impeachment na Câmara dos Representantes respondeu, apontando que a defesa “negava muitas alegações factuais apresentadas no artigo de destituição”, segundo se lê na carta enviada a Trump, citada na CNN (acesso livre, conteúdo em inglês). “Assim, tentou colocar fatos críticos em questão, não obstante as evidências claras e contundentes de delito constitucional”, continua a missiva.

“À luz da contestação dessas alegações factuais, escrevo para convidá-lo a prestar testemunho sob juramento, antes ou durante o processo de impeachment no Senado, a respeito da sua conduta a 6 de janeiro de 2021″, conclui Jamie Raskin, coordenadora da equipa responsável pelo processo na Câmara dos Representantes.

O processo no Senado vai começar a 9 de fevereiro. Os responsáveis da Câmara dos Representantes requerem que Trump testemunhe no processo entre 8 e 11 de fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump chamado a testemunhar perante o Senado na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião