Portugal é o 14.º país da União Europeia que mais vacinas administrou por cada 100 habitantes

Malta, Dinamarca e Eslovénia são, neste momento, os países com um maior número de doses administradas por cada 100 habitantes, ilustram dados do Our World In Data.

Desde o final do ano passado, a vacinação contra a Covid-19 tem sido uma das principais preocupações dos países a nível mundial. Numa altura em que a pandemia continua sem dar tréguas, tendo-se já ultrapassado os 105 milhões de casos de infeção e os dois milhões de óbitos a nível mundial, a imunização das populações tem sido uma das principais prioridades da maioria dos Estados.

Em Portugal, a primeira fase do plano de vacinação desenvolvido pelo Governo teve início a 27 de dezembro, destinando-se a profissionais de saúde e de serviços essenciais, a utentes e trabalhadores de lares, a pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas e também as pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.

Desde então, foram já administradas, em Portugal, um total de 394.088 doses de vacinas contra a Covid-19, o equivalente a 3,86 doses de vacinas por cada 100 habitantes, de acordo com os mais recentes valores divulgados pela Our World In Data, referentes a domingo passado. Contas feitas, conclui-se que Portugal se fixa precisamente no meio da tabela dentro da União Europeia, ao ocupar o 14.º lugar em conjunto com a Eslováquia.

Comparando com os dados que ilustram como tem decorrido a vacinação a nível da globalidade da União Europeia e em contexto mundial, vemos como, em Portugal, este processo está já mais adiantado. Por cada 100 habitantes, a União Europeia administrou apenas um total de 3,81 doses de vacinas contra a Covid-19, valor que supera, ainda assim, as 1,69 doses distribuídas pela mesma fração de população em todo o mundo.

Refira-se que os dados apresentados dizem respeito às doses administradas até ao momento, o que não corresponde ao número total de pessoas já imunizadas, pelo facto de grande parte das vacinas que estão agora a ser distribuídas pela população serem multi-dose – sendo, assim, necessárias duas doses para completar o processo de vacinação.

Quais são os Estados-membros da União Europeia onde se administraram mais doses de vacinas por cada 100 indivíduos?

Malta é o Estado-membro mais rápido a vacinar

Com um total de 37.586 doses de vacinas contra a Covid-19 administradas, Malta apresenta-se atualmente como o país da União Europeia com um maior número de doses distribuídas por cada 100 indivíduos: 8,51. Este configura-se, assim, como o Estado-membro que, desde o final de dezembro, tem sido capaz de impor um maior ritmo ao seu plano de vacinação.

A este país segue-se, dentro da União Europeia, a Dinamarca. Dados atualizados no passado domingo mostram como, por cada 100 habitantes, já tinham sido aplicadas 5,76 doses. Isto numa altura em que o país foi já capaz de distribuir pela sua população um total de 333.882 doses da substância.

A fechar o pódio surge a Eslovénia. Com um total de 97.198 doses já administradas, o país localizado na Península Balcânica foi capaz de distribuir, até ao momento, 4,68 doses de vacina por cada 100 pessoas.

Irlanda, Espanha, Itália e Alemanha com melhores índices do que Portugal

É ainda de destacar o facto de, dentro do grupo dos 27 Estados-membros da União Europeia, países como a Irlanda, Espanha e Itália se encontrarem no top 10 desta classificação, nomeadamente na sexta, oitava e nona posições, respetivamente.

Se o primeiro dos três foi já capaz de distribuir, de acordo com os dados mais atualizados constantes na Our World In Data, 4,44 doses de vacinas contra a Covid-19 por cada 100 cidadãos, esse mesmo índice baixa para os 4,25 e para os 4,23 nos casos de Espanha e Itália, respetivamente.

A Alemanha, atualmente com um total de 3,27 milhões de vacinas já distribuídas pela população, administrou até ao momento 3,9 doses da substância por cada 100 residentes no país, fixando-se assim na 13.ª posição entre os 27 Estados-membros no que toca a este indicador, com uma prestação bastante semelhante à de Portugal.

Bélgica, França, Áustria e Países Baixos com registo pior do que Portugal

Tendo iniciado a vacinação no seu território apenas a 5 de janeiro, a Bélgica está no grupo dos 13 Estados-membros da União Europeia cujo processo de vacinação se encontra mais atrasado do que o correspondente português. Sendo apenas o 18.º da classificação que considera o número de doses distribuídas por cada 100 residentes no país, a Bélgica vê este índice a fixar-se, atualmente, nos 3,64.

No 21.º e 22º posto da tabela referente aos Estados-membros da União Europeia encontram-se, por esta ordem, França e Áustria. Se o primeiro dos países distribuiu apenas 3,11 doses de vacinas pela mesma proporção da sua população, na Áustria tal valor baixa para as 3,07 doses por cada 100 indivíduos.

O caso dos Países Baixos é também digno de destaque. Depois de ter optado por adiar o início do processo de vacinação, tendo mesmo sido o último país da União Europeia a avançar com esse procedimento, este Estado-membro foi, até ao momento, capaz de distribuir 2,42 doses por cada 100 elementos da sua população.

Bulgária com o pior ritmo de vacinação

Bulgária, Letónia e Croácia. São estes os três Estados-membros que se destacam pelos piores motivos, ao serem os países da União Europeia com um menor número de doses de vacinas distribuídas por cada 100 habitantes e, portanto, onde este processo está mais demorado.

A Bulgária apresenta-se como o país detentor de uma pior classificação neste sentido, com tal índice a ficar fixado nos 0,82. A Croácia e a Letónia, respetivamente, aplicaram já um total de 2,33 e de 1,70 doses de vacinas contra a Covid-19 por cada 100 pessoas. Estão, assim, na 25.ª e 26.ª posição deste ranking.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o 14.º país da União Europeia que mais vacinas administrou por cada 100 habitantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião