Taxa de inflação homóloga aumenta para 0,3% em janeiro

  • Lusa
  • 10 Fevereiro 2021

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o indicador de inflação subjacente registou uma variação homóloga de 0,6%, taxa superior em 0,7 pontos percentuais à registada em dezembro de 2020.

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) — vulgo “inflação” — foi de 0,3% em janeiro, 0,5 pontos percentuais acima do mês anterior e em linha com a estimativa rápida avançada, anunciou esta quarta-feira o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,6%, taxa superior em 0,7 pontos percentuais à registada em dezembro de 2020.

O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 1,7% em janeiro (2,6% no mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação de -4,4% (-4,9% no mês anterior).

Por classes de despesa e face ao mês precedente, o INE destaca o aumento das taxas de variação homóloga das classes do “vestuário e calçado” e do “lazer, recreação e cultura”, com variações de -1,5% e -0,5%, respetivamente (-4,4% e -2,1% no mês anterior).

Em sentido oposto, assinala a diminuição da taxa de variação homóloga da classe dos “bens alimentares e bebidas não alcoólicas” e das “bebidas alcoólicas e tabaco”, ambas com uma variação de 1,0%, (1,5% e 1,4%, respetivamente, no mês anterior).

Nas classes com contribuições positivas para a variação homóloga do IPC destacam-se os “bens alimentares e bebidas não alcoólicas”, “saúde”, “bens e serviços diversos” e “vestuário e calçado”, enquanto nas classes com contribuições negativas salientam-se os ‘transportes’.

Comparando com o mês precedente, são de destacar os aumentos das contribuições para a variação homóloga do IPC das classes do “vestuário e calçado” e do “lazer, recreação e cultura”.

Em sentido contrário, sublinha-se a redução da contribuição da classe dos “bens alimentares e bebidas não alcoólicas”.

Em termos mensais, o IPC apresentou uma variação de -0,3% em janeiro (-0,1% no mês anterior e -0,8% em janeiro de 2020).

Já a variação média dos últimos 12 meses foi -0,1% (nula em dezembro).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou variação homóloga de 0,2%, taxa superior em 0,5 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,7 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em dezembro de 2020, a variação do IHPC português tinha sido idêntica à da área do Euro).

A variação mensal do IHPC foi de -0,3% (-0,1% no mês anterior e -0,8% em janeiro de 2020) e a variação média dos últimos 12 meses foi de -0,2% (-0,1% no mês precedente).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação homóloga aumenta para 0,3% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião