Lagarde diz que países vão ter de manter apoios à economia em 2022

Presidente do BCE diz que "os países devem continuar a apoiar as economias pelo menos em 2021 e, provavelmente, mais além".

Christine Lagarde, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), está ciente dos impactos que a pandemia continua a ter nas economias do euro, especialmente com as medidas de confinamento decretadas perante a 3.ª vaga. Acredita numa recuperação com a vacinação, mas alerta os países da região que será necessário manter os apoios à economia durante mais tempo.

Numa entrevista online à The Economist, Lagarde diz que “os países devem continuar a apoiar as economias pelo menos em 2021 e, provavelmente, mais além, dependendo do impacto da pandemia e a evolução da vacinação”.

Reiterando o alerta de que não se deve retirar os apoios antes do tempo, e pedindo que essa retirada seja feita de forma gradual, a presidente do BCE salienta a importância de os Estados ajudarem as empresas e os trabalhadores.

Lagarde voltou também a alertar os líderes dos países europeus quanto à importância do processo de ratificação da chamada “bazuca” europeus, de forma a que seja possível que parte dessa verba seja disponibilizada ainda durante este ano.

Da parte do BCE, Lagarde garante que continuará a dar o seu apoio. Manterá uma política monetária acomodatícia, de forma a manter favoráveis as condições de financiamento dos países, empresas e famílias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde diz que países vão ter de manter apoios à economia em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião