Produção industrial recua 8,7% na Zona Euro e 8% na UE em 2020

  • Lusa
  • 15 Fevereiro 2021

Portugal apresentou segunda maior quebra homóloga na produção industrial na União Europeia, em dezembro.

A produção industrial recuou 8,7% na Zona Euro e 8,0% na União Europeia (UE) em 2020, face ao ano anterior, tendo também diminuído em dezembro, quer na variação homóloga, quer em cadeia, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat.

De acordo com dados do gabinete estatístico europeu, face a dezembro de 2019, a produção industrial diminuiu 0,8% na Zona Euro e 0,4% na UE, com Portugal a apresentar a segunda maior quebra (-4,3%).

Na comparação com novembro de 2020, o indicador recuou 1,6% na Zona Euro e 1,2% na UE, com Portugal, em contraciclo, a registar a segunda maior subida (1,8%).

Na variação homóloga, as maiores quedas na produção industrial foram registadas na Bélgica (-4,6%), Malta e Portugal (ambos -4,3%) e os principais aumentos foram observados na Eslováquia (+6,8%), Polónia (+6,1%) e Letónia (+4,7%).

Na comparação em cadeia, as maiores diminuições foram registadas na Hungria (-2,5%), Bélgica (-1,9%) e Finlândia (-0,9%) e as principais subidas na Dinamarca (+2,4%), Portugal (+1,8%), Estónia e Luxemburgo (ambos +1,6%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção industrial recua 8,7% na Zona Euro e 8% na UE em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião