Mais de 200 mil já levaram as duas doses da vacina. Temido tomou hoje a primeira dose

A ministra da Saúde anunciou que 2,02% da população portuguesa já está vacinada contra o novo coronavírus. Há 300 mil portugueses com a primeira dose, entre eles a própria Marta Temido.

Marta Temido diz que 2,02% da população portuguesa no continente já foi vacinada contra o novo coronavírus, incluindo, profissionais de saúde, residentes e profissionais em lares, profissionais de serviços essenciais e alguns titulares de órgãos de soberania. São mais de 200 mil os portugueses já vacinados contra a Covid-19, havendo 300 mil com a primeira toma. Entre eles está a própria ministra da Saúde, que foi vacinada esta segunda-feira.

Num balanço relativamente ao plano de vacinação contra a Covid-19, a ministra da Saúde deu conta que já foram administradas 533.070 doses de vacinas até às 13h00 desta segunda-feira, das quais mais de 333 mil primeiras doses e cerca de 200 mil segundas doses. “A cobertura vacinal estimada em Portugal contra a Covid-19 é, neste momento, de 2,02% na população residente no continente, ou seja, 5,40 doses de vacinas por 100 pessoas residentes no continente”, apontou Marta Temido, após a reunião com a task-force responsável por delinear o plano de vacinação.

Nesse contexto, a governante salienta que no que diz respeito aos lares e unidades de cuidados continuados, 72% dos residentes e profissionais destas estruturas já foram vacinados. “Estamos portanto a aproximar-nos da vacinação integral” nestas unidades. De salientar que a meta da União Europeia (UE) é ter cerca de 80% dos idosos vacinados até ao final de março.

A ministra da Saúde reiterou que esta fase de vacinação vai continuar a incidir sobre os profissionais de saúde, residentes e profissionais em lares, profissionais de serviços essenciais — como Forças Armadas, bombeiros e serviços de segurança –, bem como os titulares de órgãos de soberania. “Eu própria fui vacinada hoje ao final da manhã”, revelou a governante.

Portugal vai receber 2,5 milhões de doses de vacinas até ao final do primeiro trimestre

Marta Temido adiantou ainda que Portugal vai administrar cerca de 143 mil doses de vacina esta semana, sendo que esta segunda-feira chegaram 104.130 doses da vacina da Pfizer e está prevista ainda uma encomenda de 93.600 doses da AstraZeneca até ao final da semana.

Até à passada sexta-feira, o país tinha recebido 694.800 doses de vacinas contra o novo coronavírus, sendo que 42.900 das quais foram enviadas para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Depois de vários alertas por parte das farmacêuticas sobre os atrasos de vacinas — que levou a que alguns países europeus esticassem o prazo para a segunda dose –, Portugal estima receber 2,5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 até ao final do primeiro trimestre, em vez dos 4,4 milhões de doses previstos inicialmente. “Não está totalmente confirmado e vai sendo confirmado semana a semana com os dados das empresas”, assinalou a ministra da Saúde, sublinhando que “há uma aproximação” daquilo que era o plano estabelecido pelas entidades contratadas, mas que pode ser revisto.

Portugal realizou quase 77 mil testes à Covid a 22 de janeiro, um novo máximo

Quanto à capacidade de testagem em Portugal, a ministra da Saúde referiu que a média diária realizada em fevereiro foi de 39 mil testes realizados, um número inferior ao alcançado em janeiro, altura em que o país atingiu o pico da terceira vaga, mas superior aos de novembro e dezembro. Segundo os dados fornecidos ao ECO pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), foram realizados mais de 1,6 milhões de testes à Covid-19 em Portugal, incluindo testes rápidos e PCR.

Nesse sentido, no dia 22 de janeiro foram realizados quase 77 mil testes no país, um novo máximo. “Temos menos testes agora do que a procura. Por isso, solicitámos orientações para aumentar testes”, assinalou a ministra da Saúde, referindo-se à revisão das recomendações para a testagem à Covid-19.

(Notícia atualizada às 15h39)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 200 mil já levaram as duas doses da vacina. Temido tomou hoje a primeira dose

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião