Apple ultrapassa Samsung para liderar venda de smartphones

A Apple ultrapassou a Samsung e foi a marca que mais smartphones vendeu no quatro trimestre. Há quatro anos que a fabricante do iPhone não liderava em quota de mercado, segundo a Gartner.

A Apple ultrapassou a Samsung, tendo sido a marca que vendeu mais telemóveis no último trimestre de 2020, segundo dados da consultora Gartner. O grupo vendeu quase 80 milhões de iPhones entre outubro e dezembro, comparativamente com 62,1 milhões de unidades vendidas pela concorrente sul-coreana.

Há quatro anos que a Apple não figurava no topo da tabela das marcas que mais telemóveis comercializaram em todo o mundo. O lugar foi conquistado depois de uma subida de 14,9% nas vendas do trimestre, face ao trimestre homólogo, colocando a Apple com uma quota de mercado global de 20,8%. Em contrapartida, as vendas da Samsung caíram 11,8%, colocando a quota da marca nos 16,2%.

Que marca vendeu mais no quarto trimestre?

Fonte: Gartner

A subida da Apple ao primeiro lugar do pódio é explicada pela Gartner com o lançamento dos novos iPhones que suportam conectividade 5G: “Mesmo com os consumidores a serem cautelosos nos gastos e a evitarem algumas compras discricionárias, os telemóveis 5G com funcionalidades de câmara profissionais encorajaram os utilizadores finais a comprar novos telemóveis ou a atualizar os telemóveis atuais no trimestre”, indica Anshul Gupta, responsável da Gartner, citado em comunicado.

Apesar da subida da Apple no trimestre, a Samsung conseguiu, mesmo assim, conquistar o primeiro lugar em vendas no ano completo de 2020. A empresa vendeu 230 milhões de unidades (-14,6%) e fechou o ano com uma quota de 18,8%; já a Apple não chegou aos 200 milhões (+3,3%), tendo fechado com uma quota de 14,8%.

Que marca vendeu mais no ano completo de 2020?

Fonte: Gartner

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple ultrapassa Samsung para liderar venda de smartphones

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião