Estas são as notas mais falsificadas em Portugal

  • Leonor Rodrigues
  • 27 Janeiro 2017

O Banco de Portugal apreendeu mais de sete mil notas contrafeitas em 2016, o equivalente a cerca de 295 mil euros em notas falsas. Veja na fotogaleria quais são as mais falsificadas.

O número de notas falsas detetadas pelo Banco de Portugal caiu para mínimo de 14 anos. De acordo com os dados da instituição, foram retiradas da circulação no ano passado menos 9,7% notas contrafeitas do que em 2015.

O número de falsificações continua a ser muito reduzido em Portugal, em comparação com o total de notas em circulação. No ano passado, o Banco de Portugal apreendeu um total de 7.757 notas, o valor mais baixo desde 2002, ano em que foram retiradas do mercado 4.733 notas.

A nota de 20 euros continua no topo das preferências dos falsificadores portugueses, representando cerca de 50% (3.876), isto é, mais de 77,5 mil euros em notas falsas. No quadro europeu, a nota mais contrafeita é a de 50 euros.

Já a nota menos contrafeita no panorama nacional é a de 500 euros — muito por ser um valor elevado e que facilmente levanta suspeitas. No entanto, é o único valor que tem crescido: em 2015 foram retiradas de circulação 44 notas de 500 euros falsificadas e, no ano passado, o número aumentou para 50.

Feitas as contas, o Banco de Portugal conseguiu apreender em 2016 mais de 295 mil euros em notas contrafeitas.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estas são as notas mais falsificadas em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião