Há uma diferença de quase 12 pontos percentuais a favor dos homens na taxa de emprego da UE

Esta lacuna no emprego entre géneros foi observada em todos os níveis de ensino. Contudo, quanto mais baixo o nível de educação, maior o fosso entre as taxas de emprego de homens e mulheres.

Entre julho e setembro de 2020, a taxa de emprego da União Europeia (UE), para pessoas entre 20 e 64 anos, foi de 66,6% para mulheres e 78,3% para os homens. Os números do Eurostat mostram que existe uma diferença de 11,7 pontos percentuais (pp) a favor dos homens.

Esta lacuna no emprego entre os sexos foi observada em todos os níveis de ensino. Contudo, quanto mais baixo o nível de educação, maior o fosso entre as taxas de emprego de homens e mulheres. No terceiro trimestre de 2020, analisando apenas o nível de escolaridade mais baixo, a diferença alcançou mesmo os 22,5 pontos percentuais, enquanto no nível de educação mais alto foi de 6,4 pontos percentuais.

A análise do gabinete de estatísticas compara, ainda, as percentagens de 2020 com as registadas no mesmo período de 2010 e conclui que, em dez anos, o gap entre os géneros conseguiu aumentar. Cresceu 0,8 pp e 0,2 pp no nível de educação mais baixo e no médio, respetivamente. Apenas no nível de escolaridade mais elevado, a lacuna diminui, recuando 0,8 pp.

Outros dados do Eurostat, que fazem parte de uma série de estatísticas publicada esta sexta-feira a propósito do Dia Internacional da Mulher, mostram que as mulheres continuam a estar em minoria entre os gestores da União Europeia. Em Portugal, apenas 36% das pessoas em cargos de gestão são do sexo feminino.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há uma diferença de quase 12 pontos percentuais a favor dos homens na taxa de emprego da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião