Lojas de rua poderão abrir ainda este mês

  • ECO
  • 7 Março 2021

O regresso às aulas presenciais deverá acontecer de forma faseada e só depois da Páscoa, começando a 5 de abril com crianças até aos 12 anos, de acordo com o plano provisório a que o CM teve acesso.

O plano de desconfinamento ainda não está fechado e será ajustado consoante os números da pandemia, mas há já linhas gerais, segundo noticia este domingo o Correio da Manhã (acesso pago). As escolas só deverão reabrir depois da Páscoa e por fases, enquanto as lojas de rua poderão abrir ainda em março. As várias medidas deverão ser aprovadas no Conselho de Ministros da próxima quinta-feira.

O comércio local — ou seja, lojas com porta aberta para a rua até uma área de 200 metros quadrados — poderão ser os primeiros a abrir, já a 17 de março, mas com limitação no número de clientes, uso de máscara obrigatório e disponibilização de álcool-gel, de acordo com o CM. Cabeleireiros e barbeiros não deverão ser abrangidos por apresentaram maior risco de contágio. Da mesma forma, restaurantes também deverão ficar só para maio.

Além do comércio e restauração, as escolas são um dos mais importantes passos para o desconfinamento. O regresso às aulas presenciais deverá acontecer de forma faseada e só depois da Páscoa, começando a 5 de abril com crianças até aos 12 anos. Os alunos do ensino secundário só deverão voltar em maio, segundo o plano provisório a que o CM teve acesso. Esta segunda-feira, na reunião do Infarmed, os especialistas irão apresentar as suas recomendações ao Governo, que deverá na quinta-feira fechar o plano de desconfinamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lojas de rua poderão abrir ainda este mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião