Grécia planeia reabrir turismo a 14 de maio, apesar do aumento de casos

  • Lusa
  • 9 Março 2021

O anúncio da reabertura do turismo coincidiu com o terceiro pior dia do país desde o início da pandemia, ao registar esta terça-feira 3.125 novos casos, o maior número num dia em 2021.

O ministro do Turismo grego, Harry Theocharis, anunciou esta terça-feira que a Grécia planeia reabrir o turismo a partir de 14 maio para viajantes vacinados, com anticorpos ou com teste negativo para a Covid-19.

O anúncio da reabertura do turismo – pilar da economia grega, ao representar entre 25% a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) -, coincidiu com o terceiro pior dia do país desde o início da pandemia, ao registar esta terça-feira 3.125 novos casos, o maior número num dia em 2021.

Theocharis explicou que todos os turistas podem ser submetidos a testes aleatórios à chegada, na apresentação da campanha “All you want is Greece” (“Tudo o que você quer é a Grécia”) no Museu da Acrópole de Atenas, durante a sua participação à distância na Feira Internacional de Turismo de Berlim.

O ministro garantiu que, se a situação epidemiológica o permitir, a Grécia vai tentar “implementar um programa piloto” a partir de abril, quando pode receber turistas da União Europeia e de países onde a campanha de vacinação tenha progredido notavelmente, como Israel, com o qual Atenas assinou um acordo bilateral para promover o turismo, em fevereiro.

O responsável pela pasta do Turismo frisou que, uma vez vacinada a população mais vulnerável, as autoridades vão dar prioridade aos trabalhadores do setor do turismo.

Atualmente, a Grécia está a vacinar cidadãos com mais de 60 anos e profissionais de saúde, tendo sido administradas até agora 1.126.060 doses e cerca de 3,4% da população recebeu as duas doses.

Além disso, Theocharis assegurou que os custos de hospitalizações ou outras medidas necessárias para proteger a saúde dos turistas, trabalhadores e cidadãos serão suportados pelo Estado grego.

Para poder efetivar a abertura do turismo, a Grécia terá de reabrir o lazer, hotéis, restaurantes, bares e cafés, encerrados exceto para entregas ao domicílio há quatro meses, quando começou o confinamento ainda em vigor no país, ainda sem data definida para o fazer.

Ao número recorde de infeções desta terça-feira, soma-se o aumento de pacientes que precisam de respiração assistida, 484, e a pressão que isso implica para a saúde pública.

Na região capital de Ática, a taxa de ocupação de camas para pacientes com Covid-19 chega atualmente aos 91%, o que significa que vários hospitais não podem acolher mais um doente.

Por enquanto, e pelo menos até 16 de março, o confinamento parcial continua em dois níveis em todo o país, com medidas como a restrição da área onde se pode fazer compras ou outras providências, o encerramento do comércio não essencial e recolher obrigatório.

Até agora, a Grécia registou um total de 209.462 contágios por Covid-19 e 6.843 mortes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grécia planeia reabrir turismo a 14 de maio, apesar do aumento de casos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião