Claranet adquire a ID Grup e quer disparar faturação em Espanha para 120 milhões até 2025

  • Lusa
  • 10 Março 2021

Esta é a "primeira de algumas operações" que a empresa espera fazer nos próximos dois a três anos em Espanha, para "tornar este mercado numa das operações mais relevantes no grupo”.

A tecnológica Claranet anunciou esta quarta-feira a aquisição da congénere ID Grup, em Espanha, mercado onde nos próximos três a quatro anos pretende aumentar a faturação dos atuais sete milhões para 120 milhões de euros via aquisições e crescimento orgânico.

“Estamos disponíveis para investir em Espanha algumas dezenas de milhões de euros e esta é a primeira de algumas operações que esperamos fazer nos próximos dois a três anos no sentido de tornar este mercado numa das operações mais relevantes no grupo Claranet”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Claranet Espanha e responsável pela Ibéria e América Latina na Comissão Executiva do grupo Claranet em entrevista à agência Lusa.

Sem querer avançar o valor do negócio, por questões de confidencialidade acordadas com o vendedor, António Miguel Ferreira adiantou que o volume de negócios da ID Grup ascende a 12 milhões de euros, pelo que permitirá triplicar a faturação da Claranet em Espanha dos atuais sete para cerca de 20 milhões de euros por ano.

“Mas não vamos ficar por aqui. Estes 20 milhões ainda estão longe dos 120 milhões de euros de volume de negócios que temos em Portugal e, dada a dimensão da economia espanhola, o nosso objetivo é igualar ou ultrapassar em Espanha a dimensão que temos em Portugal”, disse. Segundo adiantou, este “é um caminho a fazer nos próximos três a quatro anos”.

A intenção é conquistar “uma posição de liderança” em ‘cloud’ [serviços de nuvem] e ‘cibersecurity’ [cibersegurança] no mercado espanhol, onde a Claranet está presente desde 2000: “Conseguimos uma posição de liderança em ‘cloud’ e ‘cybersecurity’ noutros países e temos a ambição de fazer o mesmo num mercado de TI [tecnologias da informação] tão importante como o espanhol”, afirmou.

Destacando a “forte estratégia de crescimento orgânico e de aquisições” da Claranet, António Miguel Ferreira recordou tratar-se da 29.ª aquisição do grupo nos últimos nove anos, sendo que cinco foram no mercado português.

E se em Portugal a Claranet tem estado, nos últimos três anos, focada no crescimento orgânico e na integração das últimas aquisições feitas, não tendo concretizado nenhuma nova compra, António Miguel Ferreira diz ser “muito provável” o anúncio de novos negócios este ano, já que a empresa está “a trabalhar ativamente em outras oportunidades”.

O mesmo deverá acontecer no mercado brasileiro, onde o grupo Claranet diz ver “ainda mais oportunidades do que em Espanha”. “Claramente no Brasil a nossa ambição é ultrapassar a dimensão que temos em Portugal e acreditamos que vamos conseguir fazê-lo nos próximos dois anos, porque é um mercado imenso, cerca de dez vezes o mercado português na área das TI, e é um mercado muito dinâmico”, adiantou.

Fundada em 1990, a ID Grup é fornecedora de soluções no setor das TI, disponibilizando serviços de ‘private cloud’, ‘workplace’, ‘storage’, ‘networking’, segurança e ‘IT supply’”. A ID Grup oferece soluções de ponta a ponta, incluindo serviços de implementação e gestão de soluções de TI de fabricantes como a NetApp, IBM, Huawei, HPE, VMWare, Commvault, Citrix, Sophos, Microsoft e Oracle.

Citado num comunicado, o diretor executivo da Claranet em Espanha, David Cuesta, considera que “a união dos pontos fortes da Claranet com a ID Grup permitirá aumentar o valor oferecido aos clientes tanto no setor público como no privado, combinar competências e talento das equipas, bem como desenvolver uma carteira de serviços mais ampla”.

Já o diretor executivo da ID Grup considera que “a integração da ID Grup na Claranet proporcionará aos clientes de ambas as empresas em Espanha novas capacidades, bem como uma vasta experiência na implementação e gestão de todos os tipos de infraestruturas TIC em ambientes ‘onPremises’, bem como em ambientes de ‘cloud’ privada e ‘cloud’ pública e no campo da cibersegurança”

“Esta integração significará um aumento de escala e permitir-nos-á aumentar o ritmo de inovação, eficiência e qualidade a que os nossos clientes estão habituados”, afirma Sergi Aguilar. Com uma faturação anual de 450 milhões de euros, o grupo Claranet opera em 10 países, tendo cerca de 2.200 funcionários e mais de 6.500 clientes empresariais, entre os quais a Volotea, Airbus, Peugeot, Unicef, L’Occitane, Atrápalo, Missguided, Orange, Euroleague Basketball, eDreams Odigeo ou Vueling.

Fundada em 1996, a Claranet evoluiu de um ISP (Internet Service Provider) para um ‘Managed Services Provider’ independente e opera atualmente em países como o Reino Unido, Brasil, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Itália, EUA e Portugal.

O volume de negócios da Claranet Portugal aumentou 50% nos últimos três anos, superando os 121 milhões de euros no ano fiscal terminado em junho de 2020 e representando 27% da faturação total do grupo. O aumento da faturação nos 12 meses terminados em junho foi “impulsionado pelo crescimento orgânico em todas as suas áreas de negócio”, tendo-lhe permitido contribuir com cerca de 27% das receitas totais da Claranet e reforçar “a sua relevância dentro do grupo internacional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Claranet adquire a ID Grup e quer disparar faturação em Espanha para 120 milhões até 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião