Novo Banco indica ex-CEO do Bankinter como porta-voz para lidar com comissão inquérito

Diretor de risco Carlos Brandão foi indicado para ser o porta-voz do Novo Banco para os assuntos relacionados com a comissão de inquérito que arrancou esta quarta-feira.

Esta quarta-feira, João Costa Pinto atacou as vendas de ativos do Novo Banco e que só podiam resultar em “perdas substanciais”. O banco não respondeu às críticas. Agora, informou que Carlos Brandão, o diretor de risco, foi designado o porta-voz da instituição para os assuntos relacionados com a comissão de inquérito. Objetivo: reduzir impacto das audições no Parlamento no dia-a-dia do banco.

“Esta será uma oportunidade para esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam subsistir sobre o processo de capitalização do Novo Banco. O Carlos poderá contribuir decisivamente para esse esforço e enriquecerá o escrutínio sobre o nosso banco“, assinalou o presidente do banco, António Ramalho, em comunicado.

O Novo Banco explica ainda que esta nomeação “permitirá reduzir o efeito da comissão de inquérito no dia-a-dia do banco, numa altura em que os desafios do retorno ao normal são essenciais e muitas das empresas portuguesas se preparam para lidar com a crise económica”.

Carlos Brandão ingressou no Novo Banco em 2017 para o cargo de diretor de risco. Na altura, liderava a operação do Bankinter e, antes, do Barclays em Portugal, cujo negócio trocou de mãos para os espanhóis em 2016.

A comissão de inquérito ao Novo Banco arrancou com as audições esta quarta-feira com João Costa Pinto a deixar críticas às vendas aceleradas de ativos tóxicos do banco. “Vender créditos em pacote, em que se misturam alhos com bugalhos, coisas boas e más, é receita para o desastre”, disse o economista.

Esta sexta-feira serão ouvidos Luís Costa Ferreira (departamento de supervisão prudencial) e Pedro Duarte Neves (então vice-governador).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco indica ex-CEO do Bankinter como porta-voz para lidar com comissão inquérito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião