Marcelo não vai falar ao país após plano de desconfinamento. Descola do Governo

  • ECO
  • 11 Março 2021

Marcelo Rebelo de Sousa irá publicar uma nota na página da Presidência, depois da apresentação do plano de desconfinamento, rompendo tradição de falar ao país às 20h00.

Afinal, o Presidente da República não vai falar ao país após serem conhecidas as medidas para o próximo estado de emergência, esta quinta-feira, avança o Observador. Marcelo Rebelo de Sousa irá apenas publicar uma nota na página da Presidência, depois da apresentação do plano de desconfinamento por parte do Governo.

O Presidente deixa assim de fazer a habitual comunicação ao país depois do anúncio das medidas por António Costa. Isto depois de, num jantar com o primeiro-ministro na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa ter tentado travar o desconfinamento, nomeadamente do comércio, segundo adiantou o Expresso.

Apesar de não ter ficado completamente claro o plano do Governo, que estará ainda a ser ultimado, Marcelo quer cautela, tal como refere o seu decreto de renovação do estado de emergência, até 31 de março. O Presidente sentirá que já se pronunciou sobre o desconfinamento, que quer que seja feito “com sensatez”, segundo a publicação, e tinha até já apontado a Páscoa como possível ponto para o desconfinamento, para não se abrir e depois ter de fechar de novo nessas festividades.

O Governo estará a planear um desconfinamento ao longo de cerca de seis meses, começando pela reabertura de creches, pré-escolar, livrarias e venda ao postigo. Já Marcelo preferia um plano pensado a três meses, iniciado apenas depois da Páscoa, de acordo com o Observador. Mas o plano ainda poderá sofrer alterações no Conselho de Ministros.

Marcelo tem falado ao país às 20h00, após Costa apresentar as medidas definidas para o estado de emergência, fazendo apenas uma pausa enquanto foi candidato presidencial. No entanto, está agora a romper com essa “tradição”, dois dias depois de ter tomado posse no segundo mandato presidencial, que tem tipicamente, na história do país, representado menos cooperação entre os órgãos.

(Notícia atualizada às 13h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo não vai falar ao país após plano de desconfinamento. Descola do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião