Banco Montepio quer transferir 1.000 milhões em ativos problemáticos para a mutualistapremium

Montepio está a preparar-se para transferir uma carteira de mil milhões de euros em crédito malparado e imóveis do balanço do banco para um veículo financeiro que será gerido pela mutualista.

O Banco Montepioe a Associação Mutualista Montepio Geral(AMMG) estão em discussões para transferir cerca de mil milhões de euros em crédito malparado e ativos imobiliários do banco para um veículo financeiro que será gerido pela mutualista, de acordo com informações recolhidas pelo ECO junto de várias fontes. A instituição financeira liderada por Pedro Leitão está a ser pressionada pelo Banco de Portugal para encontrar uma solução estruturalpara reduzir a elevada exposição a ativos problemáticos. A resposta a esta pressão do regulador deverá passar pela desconsolidação de uma grande carteira de NPL ( non performing loans) e de REO ( real estate owned) do seu balanço, transferindo-a para uma sociedade-veículo gerida pela mutualista, a maior do país e que conta com mais de 600 mil

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.