Ryanair vai lutar contra as ajudas de Estado “até às últimas instâncias”

  • ECO
  • 12 Março 2021

Já foram duas as vezes em que o Tribunal Geral da União Europeia deu razão a Bruxelas no que toca aos apoios dados às companhias de bandeira. Ryanair promete não desistir.

A Ryanair já avançou com dois processos junto da União Europeia (UE), reclamando do facto de os apoios estatais estarem a ser dados apenas às companhias de bandeira. “É bizarro quando se recebe dinheiro do Estado só por causa do que está pintado do lado de fora do avião”, diz o CEO da transportadora irlandesa, em entrevista ao Público (acesso condicionado). O tribunal deu razão a Bruxelas, mas a Ryanair promete recorrer de todas as decisões e ir “até às últimas instâncias”.

“Já recorremos da decisão, porque essas situações são manifestamente injustas”, diz o CEO da Ryanair, referindo-se à última decisão do Tribunal Geral da UE, que voltou a decidir que as acusações da companhia referentes a França e à Suécia não têm fundamento. Seguem-se agora outros processos, que incluem o Estado português, devido à TAP. “Os cerca de três mil milhões de euros previstos em Portugal (…) não fazem sentido quando, primeiro, há alternativas [à TAP] e, segundo, a empresa nunca vai devolver esse dinheiro”, afirma.

Assim, quando questionado pelo Público se a Ryanair vai recorrer de todas as decisões que perderam, Eddie Wilson afirma: “Sim, vamos. Vamos até às últimas instâncias”. O CEO diz não ter “nenhum problema” com as ajudas que estão a ser dadas aos vários setores, mas defende que esses apoios devem ser entregues “de forma igual”. “Se há uma pandemia, e todo um setor precisa de recuperar, a ênfase devia estar na recuperação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ryanair vai lutar contra as ajudas de Estado “até às últimas instâncias”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião