Europeia Startup Nations Alliance vai ter sede em Lisboa
Beato servirá de base à Startup Nations Alliance, que pretende contribuir para criar condições de excelência para o desenvolvimento de startups e scaleups, da Europa para o mundo.
A sede da Startup Nations Alliance, entidade europeia criada esta sexta-feira e que decorre da assinatura do Startup Nations Standard, vai ser em Portugal. Lisboa foi a cidade escolhida para sediar a entidade criada e apresentada no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.
A task-force vai ter sede no Beato, em Lisboa, e vai dedicar-se à implementação das boas práticas do Standard, assim como reportar sobre os progressos feitos pelos países signatários no cumprimento das recomendações.
António Costa acredita que a aliança vai ajudar a reforçar a “marca europeia” em matéria de empreendedorismo, disse esta manhã o primeiro ministro sobre o trabalho desenvolvido pelos representantes nacionais envolvidos no projeto.
Na prática, do Startup Nations Standard fazem parte um conjunto de recomendações específicas de políticas públicas que fomentem o empreendedorismo, a nível europeu, e que permitam construir um ecossistema de startups mais competitivo a nível global. Portugal é um dos países com mais iniciativas entre os “pré-requisitos”, uma lista de oito pontos essenciais nas respetivas políticas públicas. Os signatários deste acordo acreditam que as startups e as scaleups europeias podem ser chave na recuperação económica, com impacto tanto na economia como na sociedade dos países da União Europeia.
Cerca de 36% das startups a nível mundial estão sediadas na Europa, mas o continente serve de base para apenas 14% dos unicórnios a nível mundial (empresas avaliadas em pelo menos mil milhões de dólares), segundo dados da consultora McKinsey.
Veja os oito pontos essenciais, aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Europeia Startup Nations Alliance vai ter sede em Lisboa
{{ noCommentsLabel }}