Moody’s mantém rating de Portugal inalterado

A dívida portuguesa é avaliada pela Moody’s em Baa3, com outlook positivo. Esta é a pior classificação entre as quatro maiores agências de rating.

A Moody’s mantém o rating de Portugal apenas no primeiro nível de investimento qualidade, mas com perspetiva positiva. A agência de notação financeira avalia a dívida pública nacional nesta classificação desde agosto de 2019 e, esta sexta-feira, também não fez qualquer alteração. Decidiu, aliás, não divulgar sequer qualquer relatório.

As agências de notação financeiras são obrigadas pelos reguladores a divulgar um calendário de avaliações, mas não têm de fazer qualquer anúncio. Foi essa a decisão da Moody’s pelo que não se altera o rating. A dívida portuguesa é avaliada pela Moody’s em Baa3, com outlook positivo. Esta é a pior classificação entre as quatro maiores agências.

Em vez de usar estas ocasiões, a Moody’s tem preferido pronunciar-se fora do calendário. Ainda no mês passado referiu que os fundos europeus para a recuperação pós-pandémica são uma “oportunidade única” para a retoma da economia portuguesa, apontando o “bom histórico” de aproveitamento de fundos comunitários.

O elevado endividamento é, no entanto, razão para avisos, pois a dívida pública atingiu máximos de sempre em 2020 devido ao combate à pandemia. O mesmo acontece em relação à banca portuguesa, sobre a qual a agência de notação financeira tem perspetiva negativa. A Moody’s tem alertado para um aumento do crédito malparado este ano (associado ao fim das moratórias bancárias) e uma queda nos resultados fruto do crescimento das provisões.

Apesar disso, Portugal continua a ser visto como investimento de qualidade pela Moody’s, tal como pelas restantes agências de rating. Desde o início do ano, a Standard and Poor’s e a DBRS também decidiram não mexer na avaliação que fazem a Portugal. No calendário, a Fitch é a próxima agência a olhar para Portugal, a 14 de maio.

(Notícia atualizada às 22h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s mantém rating de Portugal inalterado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião