Governo quer mais poderes para extinguir fundações privadas

  • ECO
  • 22 Março 2021

O Executivo está a preparar uma proposta de lei que altera a Lei-Quadro das Fundações, com o objetivo de ter mais poder para acabar com uma fundação se houverem motivos que o justifiquem.

O Governo está a trabalhar numa proposta de lei para alterar a Lei-Quadro das Fundações. A intenção do Executivo é ficar com mais poderes no que toca à extinção de fundações privadas, aproximando o enquadramento ao que já existe para as fundações públicas.

Atualmente, quando recebe uma denúncia, o Executivo está de mãos atadas e não tem como perceber se existem mesmo motivos para acabar com uma fundação. Por isso, segundo o Público (acesso condicionado), que avançou a notícia, a alteração à lei prevê que a Presidência do Conselho de Ministros possa “ordenar a realização de sindicâncias e auditorias, mediante decisão fundamentada”.

O jornal esclarece também que a lei atual também prevê alguns motivos para a extinção de fundações privadas, nomeadamente quando o seu fim se tenha esgotado ou se tenha tornado impossível de alcançar, quando as atividades desenvolvidas não coincidam com o fim previsto no ato de instituição, ou quando não haja atividade registada nos três anos precedentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer mais poderes para extinguir fundações privadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião