Nas notícias lá fora: Vacina, Wall Street e Irlanda

  • ECO
  • 30 Março 2021

Das vacinas contra o novo coronavírus até à descentralização na Irlanda, veja as notícias que estão a marcar o mundo.

As vacinas da Pfizer e da Moderna são altamente eficazes após primeira dose. O teletrabalho, fomentado pela pandemia, está a ser utilizado pela Irlanda para a descentralização, enquanto no mundo financeiro há alertas para que o BCE não seja rápido demais na retirada dos estímulos após a crise. Destaque ainda para a Archegos, mas também para os bónus dos traders de Wall Street.

Reuters

Vacinas da Pfizer-BioNTech e da Moderna altamente eficazes após a primeira dose

Um estudo norte-americano mostrou que as vacinas contra a covid-19 desenvolvidas pela Pfizer-BioNTech e pela Moderna reduziram o risco de infeção pelo novo coronavírus em 80% duas semanas ou mais após a toma da primeira dose. Por sua vez, após a segunda injeção o risco de infeção diminuiu 90%, 15 dias após a administração da mesma. O estudo vem, assim, validar investigações anteriores que mostravam que as vacinas começavam a ter os efeitos desejados logo após a toma da primeira dose. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

The Wall Street Journal

Bancos limitam perdas com venda rápida de ativos da Archegos

Goldman Sachs e Morgan Stanley foram rápidos a libertarem-se de grandes quantidades de ativos em comparação com outros bancos que tinham operações com a Archegos Capital Management, à medida que a escalada de perdas do fundo se afigurava cada vez mais provável. A estratégia ajudou a limitar as perdas destes dois gigantes americanas perante as vendas massivas de ações realizadas pelo fundo de investimento. Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Membro do BCE pede cautela na política monetária depois de a crise passar

Vitas Vasiliauskas, membro do Conselho de Administração do Banco Central Europeu (BCE), diz que a autoridade monetária da Zona Euro deve ter em consideração experiências anteriores para evitar uma inversão da política monetária antes do tempo. O também presidente do Banco Central da Lituânia defendeu que o BCE seja cauteloso ao afastar-se dos estímulos monetários de emergência, mesmo que a economia recupere da pandemia conforme previsto. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Business Insider

Salário mínimo seria de 44 dólares por hora se acompanhasse bónus de Wall Street

O caos que a pandemia provocou na economia norte-americana acabou ser vantajoso para muitos traders de Wall Street, que receberam das corretoras um bónus médio de 184.000 dólares (cerca de 215.000 euros) no ano passado, um aumento de 10% face a 2019. Desde 1985, os bónus em Nova Iorque cresceram 1.217%. Se o salário mínimo dos EUA tivesse crescido na mesma proporção dos bónus de Wall Street, hoje seria de 44,12 dólares (37,5 euros) por hora. Leia a notícia completa no Business Insider (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Irlanda quer usar teletrabalho para promover a descentralização

A Irlanda está a aproveitar as oportunidades trazidas pela pandemia para transferir pessoas das grandes cidades para o resto do país, num esforço para corrigir a divisão entre o mundo urbano e rural. A estratégia intitulada “O Nosso Futuro Rural” quer criar uma rede de mais de 400 centros de trabalho remotos, estando a ser considerada a introdução de incentivos fiscais para o teletrabalho. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Vacina, Wall Street e Irlanda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião