Desconfinamento reforça recuperação da economia, diz o Banco de Portugal
O desconfinamento puxou pela economia na última semana de março, mostra o indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal.
A economia portuguesa voltou a recuperar na quarta semana de março. A conclusão resulta do “indicador diário de atividade económica” do Banco de Portugal, que mede o pulso à atividade económica através de indicadores como o tráfego de pesados de mercadorias nas autoestradas e os pagamentos com cartão.
O “salto” na recuperação, superior até ao da semana passada, prende-se com o facto de a comparação ser feita com o ano passado. Ora, no ano passado, por esta altura, o país já estava em confinamento por causa da pandemia.
“Na quarta semana de março, o indicador diário de atividade económica voltou a registar uma variação homóloga muito superior à da semana anterior. Tal reflete o agravamento acentuado dos indicadores no mesmo período de 2020, aquando do primeiro estado de emergência, acentuando a evolução em termos homólogos”, explica o Banco de Portugal. Ainda assim, acrescenta que “esta recuperação é reforçada pela atual fase de desconfinamento”.
Indicador diário de atividade económica:
De forma a apresentar a informação sem o efeito da pandemia, o Banco de Portugal passou também a apresentar o indicador diário comparado com 2019.
“Para mitigar a influência na análise económica deste efeito base muito marcado, calcula-se a taxa bienal, o que corresponde a acumular as taxas de variação do DEI em dias homólogos, para dois anos consecutivos”, explica o supervisor liderado por Mário Centeno. Mesmo assim, a conclusão é a de que a melhorou.
Indicador acumulado a dois anos:
O indicador diário de atividade económica tem sido publicado todas as quintas-feiras pelo Banco de Portugal, para permitir avaliar a evolução da economia com mais frequência. Isto porque o indicador principal, o PIB, é apenas atualizado de três em três meses.
(Notícia atualizada pela última vez às 12h21)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Desconfinamento reforça recuperação da economia, diz o Banco de Portugal
{{ noCommentsLabel }}