Transportes retomam oferta na segunda fase do desconfinamento

Com o país a desconfinar, os transportes públicos retomam a oferta. No Porto, STCP retoma a oferta a 100% e Metro do Porto reforça a frequência. Em Lisboa, a Carris repõe o serviço normal.

De norte a sul do país, os transportes públicos retomam esta segunda-feira a oferta na segunda fase do desconfinamento. No Porto, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto retoma a oferta a 100% nos dias úteis e o Metro do Porto reforça a frequência em toda a rede. Em Lisboa, a Carris repõe o serviço normal.

Com a abertura das esplanadas, ginásios e escolas as empresas de transportes públicos das duas áreas metropolitanas já tinham anunciado que iriam reforçar a oferta.

Sociedade de Transportes Coletivos do Porto retoma a oferta a 100%

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) retoma a oferta a 100% nos dias úteis, a partir desta segunda-feira. Todas as linhas de autocarro voltam ao “horário normal”, já aos fins de semana a oferta mantém-se no “horário de contingência”, enquanto se mantiverem as restrições à circulação.

De acordo com a STCP, “a oferta máxima aos dias de semana surge como resposta ao aumento gradual de passageiros verificado ao longo do mês, e que se prevê que venha a ser intensificado com a introdução das medidas a implementar nas próximas fases do plano de desconfinamento”.

De volta aos carris estão os elétricos históricos, com as linhas 1 (Infante – Passeio Alegre), 18 (Circular Massarelos – Carmo) e 22 (Circular Carmo – Batalha) a retomar a circulação. Aos sábados, domingos e feriados, suspendem a operação a partir das 13 horas, em conformidade com as medidas de restrição de circulação aos fins de semana.

Metro do Porto reforça oferta e frequência

A Metro do Porto reforça, a partir desta segunda-feira e em toda a rede, a sua oferta e frequência, adaptadas ao progressivo desconfinamento decretado pelo Governo no âmbito da pandemia de Covid-19, anunciou domingo a empresa.

“A partir de 5 de abril [segunda-feira], o Metro do Porto reforça a sua capacidade e frequência em toda a rede, adequada ao desconfinamento progressivo da comunidade. Com o retomar das aulas e com a reabertura de bastantes setores da economia, estão também de volta os veículos duplos, os serviços Expresso e mais frequências”, refere a empresa em comunicado.

A partir desta segunda-feira, a “Linha Azul (A) funciona com veículos duplos nas horas de ponta e frequências de 12 minutos” entre as 7h00 e as 20h00, enquanto, na “Linha Vermelha (B), regressa o “Serviço Expresso” entre as 7h00 e as 20h00 “nos dias úteis e viagens em veículos duplos nas horas de ponta”.

A “Linha Amarela (D) passa a ter todas as viagens em veículos duplos, aumentando fortemente a capacidade, e frequências de 6 minutos nas horas de ponta”. Já a “Linha Laranja (F) opera com serviço em veículos duplos nas horas de ponta e frequências de 12 minutos” entre as 7h00 e as 20h00.

Carris repõe serviço normal

A Carris vai repor a sua oferta normal a partir desta segunda-feira, quando começa a segunda a fase do desconfinamento a “conta-gotas”. Aos fins de semana e feriados, será reposto o serviço das carreiras de bairro 26B, 29B, 31B, 32B, 34B, 37B, 41B, 43B, 44B, 58B, 70B, 73B, 76B e 79B, bem como o das carreiras 716, 720, 732, 797 e 24E.

A empresa adianta ainda através do seu site que o funcionamento dos elevadores da Bica, Glória e Lavra vai ser retomado, ressalvando que o Elevador de Sta. Justa manter-se-á suspenso todos os dias.

“É também reposto o percurso habitual da carreira 730, via Avenida General Roçadas e Rua Mestre António Martins”, é acrescentado.

A Carris reforça que vai continuar a fazer “uma monitorização diária e os ajustes necessários para garantir um serviço com segurança para todos os clientes”, informa a empresa.

Já o Metropolitano de Lisboa não vai avançar para já com um reforço da oferta. A avaliação é feita em permanência através da monitorização da procura e caso a empresa ser necessário então haverá um aumento do número de comboios em circulação, sobretudo nas horas de ponta

(Notícia atualizada às 09h38 com resposta do Metro de Lisboa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transportes retomam oferta na segunda fase do desconfinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião