Boris Johnson espera retomar viagens internacionais a 17 de maio. Mas certeza só chega no final da semana

O primeiro-ministro britânico revelou esta segunda-feira mais uma fase do plano de desconfinamento. Viagens internacionais ainda sem data certa para serem retomadas.

O primeiro-ministro do Reino Unido revelou esta segunda-feira mais uma fase do plano de desconfinamento do país, que está a ser gradual. A segunda fase arranca a 12 de abril, com a abertura de serviços essenciais, mas o Governo ainda não tem uma data certa para a retoma das viagens internacionais. Boris Johnson espera que sejam retomadas a 17 de maio, mas a certeza só será dada no final desta semana.

“Estamos com esperanças de podermos [retomar as viagens internacionais] a 17 de maio”, disse o primeiro-ministro britânico em conferência de imprensa, quando questionado pelos jornalistas. “Gostava de vos dar mais informação, e sei que as pessoas querem saber, mas ainda não estamos nessa fase. Assim que tivermos dados mais sólidos vamos informar-vos sobre isso“, acrescentou, dizendo que a certeza será dada “no final da semana”.

Os britânicos têm um peso significativo no turismo português e são a esperança do setor para este ano. A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, já afirmou mesmo que as expectativas estão apontadas para 17 de maio, altura em que se espera o regresso destes turistas.

Boris Johnson iniciou esta conferência de imprensa agradecendo aos britânicos pelo esforço e paciência que têm tido em cumprir as medidas decretadas e confirmou que o país passará para a segunda fase de desconfinamento a 12 de abril, altura em que abrirão cabeleireiros, ginásios e bares. “Isto está a valer a pena. Eu próprio irei a um pub na próxima segunda-feira”, disse.

“Estamos a traçar o nosso caminho para a liberdade”, continuou, referindo que o Governo não vê nos dados atuais qualquer sinal que indique que poderá ser necessário haver um desvio desse caminho. “Mas é sendo cauteloso e monitorando os dados em todas as fases e seguindo as regras que esperamos, juntos, tornar este caminho para a liberdade irreversível”, acrescentou o primeiro-ministro britânico.

Questionado sobre os passaportes de viagem, Boris Johnson respondeu que estes não serão usados na fase dois, estimando que venham a ser usados nas viagens internacionais e em “eventos de massa”. Informações mais concretas, acrescentou, serão dadas a seu tempo.

“O plano continua a ser aquele ao qual estamos a aderir como cola”, disse o primeiro-ministro do Reino Unido no fim da conferência de imprensa, afirmando: “Todos os dados indicam que não temos motivos para nos desviarmos desse caminho. Vamos chegar à segunda fase a 12 de abril e, neste momento, as coisas parecem definidas para a 17 de maio [arrancar com a terceira fase]. Mas vamos manter as coisas constantemente sob revisão”.

(Notícia atualizada às 17h54 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Boris Johnson espera retomar viagens internacionais a 17 de maio. Mas certeza só chega no final da semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião