Vacinas da Janssen já chegaram a Portugal

  • ECO
  • 14 Abril 2021

As cerca de 31 mil doses da vacina da Janssen já chegaram a Portugal. A empresa decidiu adiar proativamente o lançamento da vacina, na Europa.

As vacinas da Janssen, detida pela Johnson & Johnson, contra a Covid-19 já chegaram a Portugal, avança a RTP3. No entanto, as cerca de 31 mil doses deverão ser armazenadas, em Arazede, depois de a empresa ter decidido “atrasar” a distribuição do fármaco na Europa para investigar casos de coágulos.

As autoridades de saúde portuguesas aguardam a decisão da Agência Europeia do Medicamento (EMA, em inglês), que já se encontra a investigar o caso. O regulador europeu “espera emitir uma recomendação na próxima semana” sobre o tema, sublinhando que os benefícios continuam a superar os riscos.

A EMA apontou que ainda não está claro se há uma associação causal entre a vacinação com a vacina Covid-19 da Janssen com os casos de coágulos sanguíneos, mas “comunicará assim que a avaliação tiver sido concluída”.

O regulador de medicamentos dos Estados Unidos e o Center for Disease Control and Prevention (CDC) decidiram avançar para uma suspensão momentânea da administração desta vacina esta terça-feira, motivando a iniciativa da Janssen de suspender a distribuição na Europa.

Em causa estão seis casos raros de coágulos sanguíneos, em mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 48 anos, seis a 13 dias após a vacinação. Isto entre cerca de 7 milhões de doses deste fármaco administradas nos Estados Unidos.

(Notícia atualizada às 18h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinas da Janssen já chegaram a Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião